Zona de brincar

A área de brincar talvez seja a mais difícil de manter arrumada, principalmente quando as crianças são pequenas. E a que mais dor de cabeça nos dá. Quem nunca pisou (descalço) uma peça de Lego atire a primeira pedra!!

  • Use e abuse de cestos ou caixas para organizar os brinquedos. Por um lado é mais fácil para controlar a quantidade de brinquedos (se deixam de caber, está na hora de destralhar) e por outro, é mais fácil para depois arrumar, em especial se quiser que seja o seu filho a fazê-lo. Basta atirar os brinquedos todos lá para dentro. 
  • Separe os brinquedos por tipo e identifique com etiquetas cada caixa ou cesto. Carros, pistas, lego, puzzles, bonecos, playmobil, barbies… são algumas das ideias. Para os mais velhos pode escrever e para os mais novos utilize desenhos. Não se esqueça de usar os nomes que o seu filho usa para chamar os brinquedos e, se já for crescido, organize com ele. Aliás, se o seu filhote já souber escrever, que seja ele a escrever nas etiquetas.
  • Compre móveis de acordo com a idade e tamanho do seu filho, para que ele possa ter acesso a todos os brinquedos sem lhe ter de pedir ajuda. Gosto especialmente dos móveis em blocos, onde podemos colocar cestos ou caixas coloridas e ainda utilizar a parte de cima do móvel para por outros brinquedos como puzzles ou a luz de presença.
  • Para crianças de idades diferentes que partilhem quarto, coloque algumas prateleiras para que os mais velhos possam guardar as coisas deles, fora do alcance das mãozinhas do irmão ou irmã mais novo. Sabem? Aquelas naves de Lego caríssimas ou aquela boneca em porcelana que não podem ir parar às mãos de qualquer um?
  • Crie um cantinho de leitura com almofadas no chão ou um sofá. Existem sofás de crescidos em tamanho criança lindos de morrer. Organize os livros por cores. Para além de dar um aspeto mais organizado (mesmo que tenha livros altos misturados com baixos) vai ajudar o seu filho a saber onde deve guardar o livro, em especial quando ainda não sabe ler. Tem várias ideias nesta pasta do meu Pinterest.
  • De acordo com os gostos do seu filho, crie espaços específicos – uma cozinha ou supermercado, ou um cabide com disfarces, para os miúdos que adoram andar mascarados. O importante é que o seu filho perceba que cada coisa no seu quarto tem o seu lugar.
  • Tenha um baú ou um cesto maior para colocar os bonecos de peluche. Não se esqueça que o parapeito da janela não é o local ideal para colocar brinquedos. A exposição solar faz que percam a cor depois de algum tempo.
  • Espreite algumas das ideias e soluções de organização que recolhi para si. Tem mais ideias e inspirações nesta pasta do meu Pinterest.