Utensílios ou equipamentos para limpar a sua casa

De seguida tem uma lista dos equipamentos para limpar a casa. Como disse anteriormente, não precisa de ter todos, tudo vai depender das suas necessidades, rotinas e gostos. E já existem no mercado equipamentos que fazem mais do que uma função, simplificando as tarefas de limpeza.

Aspiradordos mais importantes, suga a sujidade e pó numa só passagem, facilitando a tarefa de limpeza da casa. Existem vários tipos de modelos no mercado com as mais diversas características (com saco, sem saco, com filtros especiais, com fios, sem fios, etc) inclusive os que aspiram e limpam o chão ao mesmo tempo. Mas o mais importante deste equipamentos é a sua manutenção, de forma a conseguir tirar o máximo de partido dele. Mais à frente falaremos deste tema. Recentemente começamos a usar um robot aspirador e estou encantada. Recomendo muito para manutenção diária de limpeza sem esforço. E ter um aspirador portátil também dá muito jeito, já existem modelos de aspirador verticais, onde parte do aspirador sai para o tornar mais pequeno e servir como portátil.
Esfregona com baldeutilizada para lavar o chão da casa. Coloca água com detergente no balde, mergulha a esfregona e utiliza o escorredor para retirar o máximo de água,  antes de a passar no chão. Depois de cada passagem, volta a mergulhar a esfregona no balde e a repetir o processo. É muito importante que a esfregona seja limpa depois de cada utilização.
Esfregona sem baldetem a mesma função da anterior, mas com a diferença do cabo ter um depósito onde pode colocar detergente e um sistema de borrifador incorporado que quando acionado pulveriza a superfície. Depois basta passar a mopa para limpar. A vantagem deste produto é que está sempre pronto a utilizar e claro, poupa mais água.
Vassoura e vassourinhautiliza para varrer o chão da casa sem ter de se dobrar. Use em complemento ao aspirador para manter a sua casa limpa todos os dias. Uma vassoura mais pequena é ideal para limpar algo pequeno ou cantinhos que a vassoura não consegue limpar. Limpe as cerdas depois de cada utilização, eliminando cabelos ou cotão que tenha ficado preso.
Pá do lixo com cabo e sem cabofuncionam em conjunto com a vassoura e vassourinha para ajudar a apanhar o lixo varrido. Garanta a sua limpeza depois de cada utilização.
Mopatem como função recolher sujidade e poeiras do chão. Tem uma base rectangular onde pode colocar um toalhete ou um pano, dependendo da utilização que lhe quer dar.
Espanador anti-estáticoideal para limpar o pó das superficies e objetos. Sacuda bem depois de cada utilização ou em alternativa utilize espanadores descartáveis, que coloca no lixo depois de utilizar. Não é a opção mais sustentável, mas é uma opção.
Espanador de tetoa mesma função do espanador normal, mas tem um cabo extensível, para limpar paredes, teto e teias de aranha. Limpe sempre depois de cada utilização
Esponjas e esfregões ideias para fazer limpezas mais a fundo. Existem diversos tipos de esfregões: de aço, de fibra sintética ou por exemplo o típico azul e verde da loiça. Utilize para lavar as mais diversas superfícies e objetos. As esponjas são utilizadas nas superficies mas delicadas para evitar ganharem riscos.
Escovasexistem diversos tipos, de cerdas duras ou macias, mas são um excelente utensílio para limpeza de algumas superficies como o chão e também tapetes e carpetes. Gosto especialmente de ter sempre uma escova de dentes para utilizar nos cantinhos mais pequenos. Outra escova muito utilizada é a piaçada, utilizada para limpeza da sanita.
Desentupidor de canosimprescindível me qualquer casa, ajuda a desentupir os canos da casa, em especial os da coxinha e casas de banho.
Rodoé utilizado para limpar os pavimentos ou algumas superfícies. Habitualmente utilizado para escoar a água do chão ou por exemplo, numa versão mais pequena, para retirar o produto dos vidros.
Luvaspara proteger as suas mãos e unhas do contacto com os produtos de limpeza. Pode ter vários pares, exclusivos para limpar determinadas zonas da casa. Por exemplo:um par para lavar a loiça e outra para lavar a casa de banho,por exemplo.
Alguidaresde diversos tamanhos para auxiliar na limpeza da casa ou para colocar alguma peça de molho.
Banco ou pequeno escadoteindispensável para chegar aos sítios mais altos durante a limpeza. Pode usar um banco ou ter um pequeno escadote com 3 ou 4 degraus, de preferência dos desmontáveis para poder guardar num cantinho quando não está em uso.
Sacos do lixopara colocar nos caixotes do lixo de casa. Existem diversos tipos, tamanhos e qualidades. Escolha o tamanho certo para encaixar corretamente nos seus caixotes. Os tamanhos mais utilizados são: 100L, 50L, 30L, 20L  e 10L.
Toalhitasnão é uma opção muito sustentável, mas existem vários tipos de toalhitas descartáveis que podem ser uma grande ajuda na manutenção da limpeza da sua casa.