Toalhas e lençóis

Preparada para o dia 19ª do nosso Desafio? Quando der por si já tem grande parte da sua casa destralhada, e a sua vida e rotina diária estará bem mais leve e simplificada.

Para hoje proponho-lhe continuarmos pela sua lavandaria, desta vez para destralhar as suas toalhas e lençóis. Vai ver que os passos são muito semelhantes aos que já seguiu para os seus panos de cozinha, e por isso vai conseguir fazer este desafio em menos de nada.

Tal como aconteceu para os panos de cozinha, o mais provável é que também vá perceber que tem bem mais toalhas e lençóis do que aqueles que necessita. Claro que também é importante que os troquemos com alguma frequência (ainda para mais por estarem em contacto com o nosso corpo). Mas isso não é motivo para os termos em demasia, certo?

Por aqui gosto de trocar os lençóis das camas uma vez por semana, e as toalhas de corpo e rosto com a mesma frequência. Mas lá está, não é por ser um tipo de objeto que necessitamos de trocar tão regularmente, que temos de ter um sem número de toalhas e lençóis. Por isso, hoje quero partilhar consigo pequenas dicas, bem simples e práticas, que a vão ajudar a mantê-los destralhados e organizados. Vamos a isso?


Destralhar tolhas e lençóis

Mais uma vez, é importante que tenha um espaço reservado na sua casa para guardar as suas toalhas e lençóis. Não só lhe vai permitir manter tudo junto e perder menos tempo à procura do que necessita, como evitará que ocupe outros espaços desnecessários.

Além disso, ao manter tudo num só local reservado para esse fim, evitará que acabe por comprar mais toalhas e lençóis do que aqueles de que necessita por já nem ter bem noção da quantidade que tem. E claro, se não há mais espaço, então não podemos (nem precisamos) de ter tantos exemplares.

Aqui por casa, gosto de manter tudo na lavandaria e despensa, Tenho 2 armários por cima das máquinas de lavar e secar roupa que estão reservados para guardar todas as toalhas. E no ano passado, passei todos os lençóis para um móvel na despensa – onde guardo tudo o que tem a ver com a roupa de cama junta. Para mim, esta foi a melhor opção, mas claro que há outras pelas quais pode optar:

  • Pode separar algumas gavetas do seu roupeiro para guardar os lençóis, 
  • Pode ter um armário ou parte de um roupeiro para guardar as toalhas. Pessoalmente não recomendo guardar na casa de banho por causa da humidade. Prefira locais mais secos.
  • Pode usar aquelas gavetas que algumas camas contêm de lado, caso seja o exemplo da sua.
  • Pode aproveitar o espaço interior de uma cama tipo sommier para guardar toda a roupa.

Seja qual for a opção que escolha, o mais importante é que faça sentido para si e para a sua família, e que facilite a vossa rotina diária. 


Quantos lençóis e toalhas deve ter em casa?

O número de lençóis e toalhas que deve ter em casa depende de alguns fatores, como o tamanho da sua família, a frequência com que lava as roupas e o espaço de armazenamento disponível. No entanto, aqui estão algumas recomendações gerais:

  • Para uma pessoa: 2 a 3 jogos de lençóis/toalhas são suficientes. Isso permite que tenha um conjunto para usar enquanto lava outro conjunto.
  • Para um casal: 2 a 3 jogos de lençóis/toalhas são recomendados. Isso permite que tenha um conjunto extra para usar enquanto lava os outros.
  • Para uma família com crianças: pode precisar de mais lençóis/toalhas, especialmente se tiver bebês ou crianças pequenas. Nesse caso, é recomendável ter pelo menos 1-2 conjuntos extras.

Eu tenho 2 jogos de cada para cada um, e um extra de cada, mas isso porque a minha rotina de limpeza o permite. Mas lembre-se que estas são apenas recomendações gerais e que o número exato de lençóis e toalhas que precisa pode variar de acordo com suas necessidades específicas. Além disso, é sempre melhor ter algumas peças extras à mão para emergências ou visitas de última hora.


Passo-a-passo para destralhar toalhas e lençóis

Tal como lhe expliquei no desafio do destralhe dos panos de cozinha, é muito importante que antes de começar tenha bem em mente de quantas toalhas e lençóis realmente precisa. Senão, em vez de facilitar as suas rotinas de organização, só vai acumular ainda mais “tralha” que lhe vai roubar tempo e espaço na sua casa. Combinado? Então vamos lá ao passo-a-passo:

  1. Comece por reunir todas as toalhas e lençóis: verifique todas as gavetas, armários e outros lugares da casa onde possa ter guardadas as suas toalhas de banhos e lençóis, e reúna tudo em cima de uma mesa ou da cama, por exemplo. Se ainda não tem um local definido, então escolha onde vai guardar todas as suas toalhas e lençóis. Já sabe, tenha em conta alguns pormenores na altura de escolher o local: o tamanho (de modo a conseguir guardar tudo mas sem tentar ocupar o espaço com mais exemplares do que realmente precisa) e localização (fácil e prático de aceder). Aproveite para limpar o espaço com um produto de limpeza e lembre-se de deixar secar bem. 
  2. Passe à triagem:
    1. Separe as toalhas por categoria: banho, rosto, mãos, bidé, entre outros. Faça o mesmo para os seus lençóis: mais finos ou grossos, de solteiro ou de casal, etc.
    2. Verifique o estado de cada um deles, e descarte os que se encontram em mau estado, muito usados, desbotados, com rasgões ou buracos, estão pequenos ou que já não lhe têm utilidade. 
    3. Guarde os que podem ser reutilizados para outras finalidades, por exemplo para aquelas limpezas mais difíceis (pets, chão, etc.), para quando precisa de pintar algo e quer evitar sujar o chão ou móveis em redor, etc.
  3. Vamos organizar: escolhidas as toalhas e lençóis que ficam, então está na hora de os voltar a guardar no local que definiu anteriormente.
    1. Já sabe, escolha um local adequado às suas necessidades, e garanta que todos os membros da casa sabem onde é esse lugar. 
    2. Dobre as suas toalhas e lençóis de forma a poupar espaço – pode encontrar na internet vídeos simples com as mais variadas sugestões.
    3. Opte por os guardar de forma agrupada: por categoria e depois por tamanho (grande, médio e pequeno), pois ser-lhe-á ainda mais fácil na hora de escolher aquele de que vai necessitar.

#dicaarrumadinha

  • Pode aproveitar este desafio e continuar o destralhe de mantas, cobertores, edredões e artigos semelhantes que tenha em casa. Já sabe que só precisa de seguir estas mesmas dicas.

TAREFAS DA AULA


FICHAS DE APOIO