Tipos de meal prep

Meal Prep, como o nome o indica é “preparar ou adiantar refeições” em inglês. E na verdade existem 4 formas de o fazer:

  1. Refeições já preparadas: Refeições completas preparadas com antecedência, que podem ser refrigeradas e reaquecidas na hora das refeições. Isso é particularmente útil para refeições como o jantar.
  2. Cozinhar em lote (batch cooking): fazer grandes quantidades de uma receita específica e, de seguida, dividi-la em porções individuais para serem congeladas e consumidas nos próximos meses. Estas são opções populares para almoços ou jantares quentes.
  3. Refeições individuais: preparar refeições frescas e distribuí-las em porções individuais para refrigerar e consumir nos próximos dias. Esta opção é particularmente útil para quem prepara marmitas.
  4. Ingredientes prontos a cozinhar: preparar os ingredientes necessários para refeições específicas com antecedência de forma a reduzir o tempo de preparação da refeição no dia.

Já fiz todas as formas de meal prep na minha vida, mas a que tenho feito mais ultimamente é a última. Ou seja, preparo alguns alimentos com antecedência, como por exemplo, lavar alface, cortar legumes e frutas, temperar carne e peixe, para depois ser mais rápido durante a semana a preparação das refeições – almoço e jantar.

Mas não se preocupe porque não tem de escolher só um tipo. Pode fazer um mix de vários. Aliás a minha sugestão é escolher um e começar por esse e ver se funciona para si. Só experimentado é que vai perceber.

Exemplos:

  • Se o seu objetivo é simplificar a preparação de marmitas, talvez faça sentido experimentar preparar refeições frescas e distribuí-las em porções individuais.
  • Se por outro lado, tem como objetivo simplificar as suas rotinas de preparação de pequeno almoço (que pode ser útil para quem tem manhãs mais corridas) o ideal é deixar refeições já preparadas, como papas de aveia ou panquecas.

Na prática, meal prep é ideal para quem procura passar menos tempo na cozinha ou otimizar o tempo que passa nela. Mas é mais do que isso, como teve oportunidade de aprender na aula 3, a preparação antecipada de uma ementa promove melhores hábitos alimentares, poupa dinheiro e reduz o stress. Que maravilha, certo?