Telemóvel

Hoje vamos fazer um “detox” do seu telemóvel. Quando foi a última vez que o “limpou”? Que apagou ou eliminou apps e fotos que já não precisa? Que otimizou a sua utilização?


O telemóvel é um objeto indispensável para muitas de nós, sendo usado para uma variedade de tarefas e funções: desde manter contacto com amigos e familiares, trabalhar, fazer compras online e ver notícias. O telemóvel é muitas vezes o principal dispositivo que usamos para nos conectarmos com o mundo ao seu redor.

Além disso, com a tecnologia cada vez mais avançada, os telemóveis oferecem inúmeras possibilidades de entretenimento e lazer, como jogos, redes sociais e plataformas de streaming de música e vídeo. Por essas razões, é difícil imaginar a vida sem um telemóvel hoje em dia.

E é por esse motivo que manter esta ferramenta destralhada e organizada é fundamental!


Destralhar o telemóvel

Ter um telemóvel atafulhado de documentos e fotos, com os fundos cheios de apps, sem estarem organizadas, pode trazer vários problemas para si e para o seu telemóvel.

Sabia que:

  1. Um telemóvel organizado permite que encontre rapidamente o que precisa, seja uma app, uma foto ou um documento? Isto vai poupar-lhe tempo e reduzir o estresse associado à procura de algo no seu telemóvel.
  2. Um telemóvel organizado pode aumentar a sua produtividade, permitindo que encontre facilmente o que procura? Isto é especialmente importante para pessoas que usam os telemóveis para trabalho ou estudo.
  3. Eliminar apps e ficheiros que já não usa (ou transferir para outro sítio) liberta espaço de armazenamento e isto pode melhorar o desempenho do equipamento e evitar problemas de armazenamento insuficiente?
  4. Um telemóvel organizado pode ser mais seguro, uma vez que é  menos provável que faça download de apps e aplicativos maliciosos? Para além disto, se perder o seu telemóvel ou ele for roubado, será mais fácil proteger as suas informações pessoais se mantiver o seu telemóvel organizado e limpo.

Em resumo, manter um telemóvel organizado e sem tralha ajuda a poupar tempo, melhora a sua produtividade, liberta espaço, reduz distrações e melhora a segurança. Concorda?


Passo-a-passo para destralhar o seu telemóvel:

  1. Antes de começar verifique se é preciso fazer backup de dados importantes, como fotos e vídeos, para garantir que não perde nada importante durante o processo.
  2. Comece por fazer uma avaliação geral das apps, ficheiros, mensagens, vídeos e fotos que tem no telemóvel.
    1. Elimine todos aqueles ficheiros de que já não precisa.
    2. Desinstale apps que já não usa ou usa muito pouco.
    3. Passe para o computador, cloud ou disco externo os documentos, e liberte espaço no telemóvel. 
  3. Utilize a funcionalidade da “manutenção do dispositivo” para fazer diariamente uma otimização do seu telemóvel. Limpe a cache e arquivos temporários para libertar espaço de armazenamento no seu telemóvel. Certifique-se de ter a versão mais recente do software do seu telemóvel instalada/atualizada. Isso pode melhorar o seu desempenho e corrigir problemas de segurança.
  4. Deixe unicamente no ecrã principal as apps e links de aplicações que utiliza diariamente. As que menos usa, podem passar para um segundo ecrã.
  5. Organize as restantes apps e aplicações em pastas  crie pastas para agrupar as apps que são similares, do mesmo tipo ou categoria. Identifique cada pasta com um nome que escolha para descrever o seu conteúdo – por exemplo: Viajar, Casa, Comunicação, Compras, Cartões, Saúde, Fotografia, Produtividade, etc.
  6. Aproveite para limpar o telemóvel. Retire a capa e limpe-a. Substitua a película do ecrã se necessário. 


#dicaarrumadinha

  • pode desativar a opção do WhatsApp “salvar no rolo da câmara” para evitar que todos os documentos enviados fiquem guardados automaticamente no seu telemóvel.
  • para evitar distrações, desative as notificações das apps e mantenha só as essenciais.


Se por acaso tem uma caixa, uma gaveta ou um saco com vários telemóveis e carregadores antigos, ou mesmo recentes mas sem uso, está na hora de fazer uma triagem por eles e reciclar ou vender alguns deles. 


TAREFAS DA AULA


FICHAS DE APOIO