Técnicas de limpeza

AspirarConsiste em eliminar o pó e sujidade através de um acção de sucção.  Aspirar é das melhores formas de manter a sua casa limpa. Ao aspirar vai conseguir uma limpeza perfeita e muito mais minuciosa. Mas não se esqueça que para garantir essa mesma “qualidade” na limpeza, tem de fazer uma correta manutenção do aparelho, assim como ter uma bom aspirador, de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, se tem um cão ou gato, pense em adquirir um aspirador com peças e características que a ajudam a eliminar os pelos. Se, por outro lado, tem muitos tapetes e alcatifas, procure um aspirador com um bom poder se sucção para fazer uma boa aspiração desses materiais.

Varrer
Prefiro aspirar, mas por vezes é necessário apanhar rapidamente algo do chão como vidros, areia, migalhas, etc. Pode usar uma vassoura ou vassourinha, vá limpando pequenas áreas e usando uma pá para recolher o lixo.
Limpar o póUse um pano do pó ou espanador (de preferência dos que são anti-estáticos, caso contrário vai espalhar o pós, em vez de o apanhar). Comece sempre por cima e vá descendo. Passe o pano de forma reta, de um lado para o outro e não em círculos. 
Lavar chão ou superfíciesEm complemento a aspirar, limpar o chão com uma esfregona e detergente é o acabamento perfeito. Esprema sempre bem a esfregona para evitar que o chão fique muito molhado e garanta uma boa circulação de ar para o chão secar mais rápido.Use detergente adequado ao tipo de chão para não o danificar e garantir a sua correta limpeza. E atenção às quantidades de detergente que coloca na água. Veja por favor as especificações na embalagem para não usar a mais ou a menos.
ArejarConsiste em fazer uma boa ventilação da casa. Abra janelas e portas e deixe o ar circular. Tenha só cuidado quando há muita corrente de ar, pois objetos podem cair e partirem-se ou voar.