Sapatos

E já vamos no 24º dia do nosso Desafio do Destralhe! Nos próximos dias vamos andar pelo seu quarto, e vamos começar por destralhar os sapatos. Sei que há quem opte por utilizar uma sapateira num corredor ou outra divisão da casa, e aí guardar todos os sapatos. Mas aqui por casa preferimos guardar os sapatos dentro do roupeiro, principalmente porque é mais prático tendo em conta as nossas rotinas.

No que diz respeito a sapatos, a tendência é de termos sempre bem mais pares do que aqueles de que necessitamos, principalmente nós mulheres. E isto não é discriminação, é mesmo a realidade, sejamos sinceras 😜

Tal como aconteceu para outras categorias de objetos, o mais provável é que também vá perceber que tem bem mais sapatos do que é necessário. Se formos bem a ver, bastaria ter dois pares de cada tipo para podermos alternar, certo? Dois pares de ténis, dois de sandálias, duas botas, etc. E escolhê-los para que combinem com o máximo de looks possíveis. Mas a realidade é que acabamos por ter bem mais, eu sei! 

Por isso, com este desafio, peço-lhe que reflita bem sobre o que vale mesmo a pena manter, combinado? Lembre-se que isso facilitará as suas rotinas de limpeza, de vestir, e também ajudará a manter a organização da sua casa. 



Destralhar sapatos

Vou deixar-lhe aqui algumas das vantagens que ganha em destralhar os seus sapatos:  

  1. Reduzir a quantidade de pares de sapatos desnecessários e ajudar a criar mais espaço para aqueles de que realmente necessita e que usa com maior frequência. O ideal será sempre manter tudo junto, pois assim conseguirá perder menos tempo à procura do que necessita. Além disso, terá melhor noção do que realmente tem disponível, o que ajuda a evitar compras desnecessárias e se traduz numa maior poupança.
  2. Já sabe que o ato de destralhar ajuda a trazer uma sensação de calma e tranquilidade, pois deixamos de ver a nossa casa sobrecarregada de tralha e passamos a ter uma rotina de organização e limpeza mais simples. Neste caso, ter menos opções ajuda a ter melhores rotinas de vestir e a simplificar o processo.
  3. Poderá encontrar uma forma de juntar algum dinheiro extra ao vender os sapatos que ainda se encontrem em bom estado mas que já não lhe façam sentido manter. Ou então pode mesmo optar por os doar, o que também nos deixa com a sensação de termos ajudado alguém com necessidades maiores do que as nossas.


Passo-a-passo para destralhar os seus sapatos

Antes de começar, pense bem na quantidade de sapatos que lhe faz realmente sentido manter. Senão, em vez de facilitar as suas rotinas de organização, só vai acumular ainda mais “tralha” que lhe vai roubar espaço na sua casa. Combinado? Então vamos lá:

  1. Comece por reunir todos os sapatos: verifique todas as divisões da casa onde possa ter os seus sapatos, e reúna tudo. Já sabe que por aqui sou adepta de os guardar no roupeiro, mas escolha o local que fizer mais sentido para si para guardar os sapatos que vão ficar. Aproveite para limpar o espaço com um produto de limpeza e lembre-se de deixar secar bem. 
  2. Passe à triagem:
    1. Separe os sapatos por categoria: ténis casuais, ténis de desporto, botas (cano alto/baixo), sandálias, etc.
    2. Verifique o estado de cada um deles, e descarte os que se encontram em mau estado, muito usados, com buracos, que já não lhe servem ou que já não lhe têm utilidade. 
    3. Guarde os que podem ser reutilizados para outras finalidades, por exemplo para andar pela terra/lama, para quando fizer alguma tarefa em casa que envolva mexer em produtos que deixam mancham (por exemplo, tintas), para o trabalho (trabalhos mais manuais), etc.
    4. Os que ainda se encontrem em bom estado, mas já não lhe interesse manter, já sabe que pode optar por doar ou mesmo vender.
  3. Vamos organizar: escolhidos os sapatos que ficam, então está na hora de os voltar a guardar.
    1. Já sabe, escolha um local adequado às suas necessidades e que lhe faça mais sentido na sua rotina do dia-a-dia. 
    2. Opte por os guardar de forma agrupada: primeiro pela estação do ano em que nos encontramos (deixe mais à frente os sapatos que vai usar nos próximos meses), e depois por categoria. Deste modo, ser-lhe-á ainda mais fácil na hora de escolher aquele de que vai necessitar.

#dicaarrumadinha

  • Pode aproveitar este desafio e continuar o destralhe dos sapatos para os restantes membros da família. Envolva-os mesmo na tarefa, pois além de ser mais rápido com todos a ajudarem, verá também que a tendência e vontade em manter tudo organizado serão ainda maiores.

TAREFAS DA AULA


FICHAS DE APOIO