Sacos

Já vamos no Desafio #9, e para hoje proponho fazermos o destralhe dos sacos de plástico, papel e reutilizáveis que tem em casa. 

Apesar da generalidade da população ter começado a adotar algumas práticas mais sustentáveis no que diz respeito à redução de utilização de sacos de plástico ou de papel, o certo é que é comum termos alguns sacos em casa; e, muitas vezes, eles acabam por se acumular num canto, em armários ou gavetas, ocupando espaço e causando desordem. Quem nunca foi tirar um saco a um determinado lugar e ao tirar um levou com o resto dos sacos em cima?

É  por isso que o destralhe e organização desses sacos é tão importante: além de ajudar a manter a casa arrumada, também contribui para um estilo de vida mais sustentável. 

Hoje vou partilhar dicas práticas para destralhar e organizar os seus sacos de plástico e papel. Vamos a isso?



Destralhar sacos

Ter um espaço reservado em casa para guardar os sacos de plástico e de papel traz vários benefícios e vantagens, como por exemplo:

  1. Organização: manter os sacos de plástico e papel num só lugar ajuda a manter a casa organizada e evita que esses objetos fiquem espalhados pela casa. Também evita ocupar outros espaços que podem ser utilizados para organizar outras coisas.
  2. Melhores rotinas: ter um espaço reservado para os sacos de plástico e papel torna mais fácil encontrar um saco quando precisamos dele (e saber onde guardar quando precisamos de o fazer), o que pode poupar muitas dores de cabeça! 
  3. Sustentabilidade: guardar os sacos de plástico e papel incentiva a sua reutilização!

Tem um espaço reservado em casa para guardar sacos? Se ainda não, está na hora de tratarmos disso!


Passo-a-passo para destralhar sacos de plástico e de papel

Antes de começar, tenha em mente que deve ser realista na hora de destralhar sacos: pense na sua utilidade e tente não acumular mais do que precisa ou que o espaço escolhido suporta. Usar o espaço disponível para “balizar” o que guardamos é uma técnica muito boa na organização e destralhe. Não tem espaço, não pode ter tanta coisa. 

  1. Comece por reunir todos os sacos: de plástico e de papel que tem espalhados pela casa. Verifique nas gavetas, armários, caixas e outros lugares onde possa ter sacos. Se já tem um espaço reservado para os guardar, retire todos os sacos. Aproveite para limpar o espaço com um produto de limpeza e deixe secar bem. 
  2. Passe à triagem:
    1. Separe os sacos em categorias. Podem ser plástico, papel e reutilizáveis.
    2. Verifique o estado de cada saco e se efetivamente vai dar utilidade. Elimine sacos em mau estado, sujos, com rasgões ou buracos, ou sacos repetidos. Coloque-os na reciclagem correta (pode também reservar e usar para reciclar algum lixo).
    3. Guarde os que podem ser reutilizados – pode dar vários usos: forrar caixotes do lixo, guardar objetos pequenos ou usar os de papel para embrulhar prendas. 
  3. Vamos organizar: escolha feita, está na hora de voltar a guardar os sacos que decidiu manter.
    1. Escolha um local adequado, garantindo que é um local de fácil acesso e manutenção. Pode ser um gancho na despensa, uma caixa ou uma gaveta. Certifique-se de que todos os membros da casa sabem onde é este lugar.
    2. Dobre os sacos para poupar espaço – uma dobra simples é o suficiente – vou partilhar no grupo como faço a minha. 
    3. Guarde agrupando por categoria de sacos (papel ou plástico) e depois por tamanho (grande, médio e pequeno)se assim o justificar.
    4. Pode usar organizadores, mas não é obrigatório. Cá em casa organizo em 4 cestos de plástico com uma altura média para poder separar os sacos por categorias e guardá-los dobrados dentro deles. Vou partilhar uma foto no nosso grupo.

#dicaarrumadinha

  • considere a possibilidade de trocar os sacos de plástico ou de papel por sacos reutilizáveis. Isso reduzirá a quantidade de sacos que precisa guardar e também ajudará a reduzir o desperdício de plástico.

TAREFAS DA AULA


FICHAS DE APOIO