Roupeiro

Ontem começámos a nossa jornada de destralhe pelos quartos e vamos andar nesta divisão nos próximos dias. Hoje e amanhã vamos destralhar o roupeiro!  

A organização do roupeiro é uma tarefa importante que muitas vezes é negligenciada. Ter um roupeiro organizado é meio caminho andado para ter melhores rotinas diárias de vestir. Ao ter tudo organizado e no sítio certo, vai poupar tempo, dinheiro e muitas dores de cabeça. 

Por saber que habitualmente esta tarefa pode ser demorada, por englobar várias categorias de objetos como diversos acessórios, decidi dividir em dois dias, para que possa ter tempo de ver não só as roupas como também tudo o resto. E agora com a mudança de estação, acho que é a altura ideal para aproveitar para descartar roupas e acessórios que não usa.


Destralhar o roupeiro

Destralhar o roupeiro é importante por 4 razões:

  1. A maioria das pessoas tem mais roupas do que precisa ou usa regularmente. Destralhar ajuda a reduzir a quantidade de roupas desnecessárias e a criar mais espaço no roupeiro para as roupas que realmente são usadas com frequência. Muitas vezes, aquele cheiro a guardado ou a mofo nas roupas só quer dizer que a roupa não “circula”. A roupa deve ser usada e quando guardada dever ter espaço para respirar.
  2. O ato de destralhar é libertador e tem um efeito positivo na saúde mental. Ter um roupeiro a abarrotar de roupa pode levar a sentimentos de sobrecarga e estresse, enquanto que um roupeiro organizado e livre de excessos pode trazer uma sensação de calma e tranquilidade.
  3. Destralhar é uma oportunidade de doar roupas em bom estado para caridade ou vendê-las para fazer dinheiro extra. Isso não só ajuda a reduzir o desperdício, mas também permite que outras pessoas possam desfrutar dessas roupas.
  4. Manter um roupeiro organizado e destralhado permite que se tenha uma melhor noção do que se tem disponível, o que ajuda a evitar a compra de roupas desnecessárias ou duplicadas. Isso pode poupar-lhe dinheiro e também reduzir a pegada ambiental, já que menos roupas são produzidas e descartadas.


Passo-a-passo para destralhar o seu roupeiro

  1. Tire a roupa e coloque em cima da cama: se tiver tempo pode retirar tudo, ou para não ser tão assustador, pode optar por retirar por categorias: calças, vestidos, casacos, etc. 
  2. Aproveite para fazer uma limpeza: aspire e depois passe um pano húmido. Deixe secar bem antes de voltar a guardar.
  3. Passe à triagem: verifique peça a peça e comece a separar. Ponha de parte roupa que já não serve, gasta, com rasgões, para arranjar, etc. Acessórios partidos, com falta de peças, estragados, que já não gosta, etc.
    • Para ajudar, pergunte-se:
      • Quando foi a última vez que usei isto?
      • Ainda me serve?
      • Fica-me bem e sinto-me confiante com ele vestido?
      • É uma peça versátil que posso combinar com outras roupas que tenho?
      • Já tenho outra peça semelhante a esta?
      • Posso visualizar-me a usar esta peça novamente num futuro próximo?
      • Esta peça está em bom estado e pronta para ser usada ou precisa de arranjo?
  4. Vamos organizar:
    1. Adapte a organização do seu roupeiro à sua rotina diária e à roupa.
    2. Organize a roupa por categorias e por cores.
    3. Roupa mais usada deve estar mais acessível – gavetas e prateleiras mais à mão – e a menos usada, em cima ou no fundo das gavetas.
    4. Padronize os cabides – use cabides iguais. Por norma:
      1. PENDURE: calças, saias, shorts, casacos, camisas, vestidos..
      2. DOBRE: roupa interior, malhas, pijamas.
    5. Aposte na dobra da roupa – o segredo para ver tudo o que tem e cuidar da roupa está na dobra. Guarde a peça na vertical nas gavetas para ter visibilidade de todas as peças.
    6. Use caixas e cestos para organizar a roupa – especialmente as peças mais pequenas: cuecas, meias.

Repita para os acessórios.


#dicaarrumadinha

  • Perfume o roupeiro com sabonetes, saquinhos de alfazema, gessos perfumados e ambientadores, e use desumidificadores para eliminar a humidade que possa aparecer.
  • Separou roupa que quer vender?! Existem muitas plataformas online onde o pode fazer. Eu tenho usado a Vinted e tem corrido bem.