Roupeiro criança

Chegámos ao Desafio do Destralhe número 27º. Está mesmo quase a terminar! Que tal a sensação de ter a sua casa destralhada? Bem mais leve, acredito! Se este fim-de-semana lhe sugeri destralhar o seu roupeiro, hoje vamos andar pelo dos seus filhos!

Como disse anteriormente, a organização do roupeiro é uma tarefa muito importante mas que na maioria das vezes é negligenciada. Então no caso do roupeiro das crianças esta necessidade é ainda maior visto que estão em fase de crescimento, e o que hoje serve, amanhã pode já não servir…

Ao manter o roupeiro destralhado e organizado, não só vai conseguir melhorar a sua rotina diária (principalmente se os seus filhos ainda são pequenos e necessitam da sua ajuda para se vestirem) como também vai poupar tempo e muitas dores de cabeça.

Caso tenha vários roupeiros de criança para destralhar já sabe que pode adotar a estratégia que usámos para o seu, e dedicar mais de um dia a este desafio. A ideia é que possa ver tudo com calma, até porque pode ser necessário que os seus filhos experimentem algumas das peças e, por isso, esta tarefa não dependerá somente de si. 


Destralhar o roupeiro

Como referi no e-mail de destralhe do seu roupeiro, são várias as vantagens que ganha ao manter os roupeiros da sua casa sempre destralhados. Não irei explicar novamente os vários motivos mas poderei deixar aqui um breve resumo:

  1. Ajuda a criar mais espaço no roupeiro para as roupas que são realmente usadas com frequência, além de permitir mantê-las em melhores condições (menor probabilidade de cheirar a mofo).
  2. Tem um efeito positivo na nossa saúde mental, trazendo-nos uma sensação de calma e tranquilidade.
  3. É uma oportunidade de ser generoso através da doação das roupas que ainda estão em bom estado, mas simplesmente já não são necessárias ou não servem mais.
  4. Permite evitar a compra de roupas desnecessárias ou muito semelhantes (por vezes até mesmo iguais!) às que já temos, o que ajuda a poupar dinheiro assim como a reduzir a pegada ambiental.

Passo-a-passo para destralhar o roupeiro das crianças

  1. Tire a roupa e coloque em cima da cama: comece por retirar tudo o que lhe for possível. Se vir que não consegue fazer tudo no mesmo dia já sabe que pode optar por dividir em dois e verificar diferentes categorias (calças, vestidos,…) em cada dia.
  2. Aproveite para fazer uma limpeza: aspire e depois passe um pano húmido. Deixe secar bem antes de voltar a guardar.
  3. Passe à triagem: verifique peça a peça e comece a separar. Coloque de lado a roupa que já não sirva, que esteja demasiado gasta ou com rasgões, que seja necessário levar para arranjar, etc. Também pode aproveitar para verificar acessórios, caso os seus filhos gostem de usar (principalmente as raparigas que gostam mais de usar cachecóis, lenços, fitas de cabelo, colares, etc). O que estiver estragado, com falta de peças ou que já seja para manter, pode igualmente colocar de lado. Caso esteja com dificuldades, volte ao e-mail do desafio do seu roupeiro no qual lhe deixei várias perguntas que a ajudarão a tomar uma decisão!
  4. Vamos organizar:
    1. Adapte a organização do roupeiro dos seus filhos à vossa rotina diária, de modo a que facilite a tarefa de vestir no dia-a-dia.
    2. Organize a roupa por categorias (camisolas, calças, roupa de escola,…) e por cores.
    3. A roupa que é usada com mis frequência deve ser mais acessível (gavetas e prateleiras que estejam mais à mão); a que é menos usada poderá ser colocada no fundo das gavetas.
    4. Opte por padronizar os cabides (usar cabides iguais). Já conhece a minha sugestão:
      1. PENDURE: calças, saias, calções, casacos, camisas, vestidos, etc.
      2. DOBRE: roupa interior, malhas, pijamas.
    5. Aposte na dobra da roupa – o segredo para ver tudo o que tem e cuidar da roupa está na dobra. Guarde a peça na vertical nas gavetas para ter melhor visibilidade de todas as peças.
    6. Use caixas e cestos para organizar a roupa, especialmente no caso das peças mais pequenas como cuecas e meias.
    7. Repita este processo para os acessórios.

#dicaarrumadinha

  • Um truque que tenho para ajudar no “destralhe” é ter sempre um saco no roupeiro para ir colocando a roupa que foi vestida e já não serve. Dessa forma essa roupa fica logo separada. Quando o saco enche coloco nos contentores da roupa ou coloco à venda.
  • Encontra vários artigos no meu blog sobre arrumação do roupeiro de crianças, tanto para as crianças mais pequenas como para adolescentes. Não se esqueça de ir lá espreitar e tirar ainda ainda mais dicas!

TAREFAS DA AULA


FICHAS DE APOIO