Por onde começar

  1. Liste todas as tarefas que têm de ser feitas  – aqui é onde o seu Cronograma de Limpeza e de Manutenção da Casa e também a sua lista de tarefas entram ao barulho. Com a lista de tarefas que devem ser feitas diariamente, semanalmente, mensalmente e por aí fora, será mais fácil fazer a divisão das tarefas por todos. Ter uma ideia de todas as tarefas a realizar também é fundamental para poder fazer uma divisão por todos, sem sobrecarregar uma das partes.

  2. Mostre os benefícios – o primeiro passo que deverá tomar é ter uma conversa em família, com a sua cara metade e com os seus filhos. Antes de começar a distribuir tarefas, tente explicar os benefícios e vantagens da organização e como todos podem ganhar participando: ganhando tempo, qualidade de vida e tempo extra para fazerem as suas atividades preferidas.  No caso de ter filhos ou a sua cara metade ser muito desorganizada, pode aproveitar para explicar que a desarrumação deles afeta a dinâmica da casa – por exemplo: a pessoa que limpa a casa perder mais tempo a apanhar as coisas espalhadas do que a limpar, ou mesmo demonstrar que na maioria das vezes eles perdem mais tempo à procura de algo porque não colocam no sítio certo.

  3. Acordo entre todos – na continuação da conversa anterior, tente perceber os gostos de cada um, se existem tarefas que gostam mais ou menos de fazer, ao mesmo tempo que discutem como eventualmente pode ser feita a divisão das tarefas, os horários, etc. Se tem crianças, aloque tarefas de acordo com a sua idade. Se não conseguir chegar a nenhum consenso uma ideia pode ser fazer uma espécie de sorteio, onde cada um retira uma tarefa ao calhas e tem de a executar nessa semana ou durante o tempo acordado. Isto pode ser útil para envolver os mais novos em atividades como por e tirar a mesa das refeições, estender roupa, lavar a loiça. Acaba por ser um momento divertido em família. Impor não vai funcionar, por isso, em alguns casos será necessário envolver a pessoa e fazer com ela durante um tempo e demonstrar como a organização e limpeza pode ser benéfica.

  4. Crie um quadro de tarefas – para terminar e com a divisão feita, passe tudo para um Quadro de Tarefas e coloque-o bem visível para todos saberem que tarefas têm de fazer. Nesta aula tem disponível um template de Quadro para dar uma ajuda. O importante é que fique visível: a tarefa, quando deve ser feita e quem a faz.