Planear refeições sem complicações

Antes de passar ao passo-a-passo quero que tenha em consideração várias coisas:

1. Adapte o planeamento das refeições semanais à sua rotina. Se só vai jantar a casa, só precisa de planear os jantares. Se trabalha em casa, é possível que tenha de planear almoços e jantares. Se for do seu gosto, pode também planear os lanches. Cada casa é um caso e por isso, não há regra chapa 5 para todas as casas. 

Planeie sempre com a sua agenda da semana. Se sabe que vai ter dias mais complicados, com menos tempo, aposte em refeições mais fáceis e deixe as refeições mais trabalhosas para dias com mais tempo.

2. Simplifique a ementa. Não precisa de ir ao detalhe de escrever a receita. Faça uma lista, use os seus termos e se não souber o que vai fazer, mas sabe só o ingrediente principal, coloque isso na sua ementa. Por exemplo: tem algum ingrediente que quer gastar do seu frigorífico mas ainda não sabe bem no que, coloque só o nome do ingrediente no dia.

3. Se quiser ir um pouco mais além, pode aproveitar para adiantar alguma comida já no fim-de-semana (o chamado meal prep). Mais uma vez, tudo depende do quanto quiser antecipar e simplificar. Se sabe, à partida, que vai ser uma semana difícil de trabalho, pode aproveitar para deixar algo já feito no fim-de-semana. Eu por norma gosto de deixar sempre a fruta lavada e cortada, alface lavada e a carne e peixe dessa semana já separada no frigorífico. Pode também deixar arroz ou massa prontas, por exemplo. Eu gosto de fazer na hora, mas é um gosto pessoal. 

4. Faça uma cábula de receitas. Haverá semanas que não terá paciência ou mesmo criatividade para fazer a ementa dessa semana. Não há problema. Porque? Por que pode recorrer à sua cábula de ideias de receitas para as ementas. Faça uma lista de receitas que a sua família gosta à medida que vai fazendo as ementas. Divida por categorias de receitas: peixe, carne, vegetarianas, massas, etc. Depois basta escolher uma receita de cada lista para construir a sua ementa semanal ou mensal. Pesquise receitas em livros ou na internet e vá acrescentando regularmente novas para ter sempre novidade. Pode também, se preferir, criar varias ementas padrão e ir rodando. Por exemplo, crie 5 semanas de ementas e depois das 5 semanas, volte à semana 1. 

5. Escolha um dia de planeamento. Como todas as tarefas que tem de realizar em casa, fazer a ementa também deve ser planeada. Escolha quando o deve fazer, de acordo com a sua logística familiar, disponibilidade e preferência.