Peças de Decoração

Dia 20!! Estamos a 10 dias de terminar o nosso Desafio de Destralhe. Sim, já fizemos 2/3 do nosso Desafio! Terminámos a nossa ronda pela lavandaria para passar a uma categoria mais “geral da casa” – as peças de decoração.

Peças de decoração são objetos utilizados para decorar um ambiente, tornando-o mais agradável e atraente aos olhos. Estamos a falar de: quadros, esculturas, vasos, plantas, almofadas, tapetes, luminárias, cortinas, entre outros. Peças de decoração são geralmente utilizadas para adicionar personalidade, estilo e beleza a um ambiente, e muitas vezes refletem os gostos e preferências pessoais de quem os escolheu.

Já falamos várias vezes do apego às coisas, e no caso das peças de decoração isso pode acontecer com frequência, já que muitas vezes elas possuem valor sentimental ou foram adquiridas com muito esforço financeiro.

Não me canso de relembrar que é importante lembrar que acumular muitos objetos pode prejudicar a organização e a funcionalidade do espaço onde moramos, além de deixá-lo sobrecarregado visualmente.

Por isso, destralhar peças de decoração é uma prática importante para manter o ambiente limpo, organizado e funcional, além de permitir que novas peças possam ser incorporadas ao espaço para renovar sua decoração.

Hoje quero partilhar alguns motivos pelos quais é importante destralhar peças de decoração e algumas dicas de como começar.


Destralhar peças de decoração

Começamos por 4 razões pelas quais é importante destralhar as peças de decoração que tem em casa:

  1. Libertar espaço: ao destralhar peças de decoração, vai libertar espaço para que o ambiente fique mais organizado e funcional.
  2. Renovar a decoração: destralhar permite que novas peças de decoração sejam incorporadas, renovando a estética do ambiente e dando uma nova cara ao seu espaço.
  3. Facilitar a limpeza: menos objetos no ambiente significa menos coisas para limpar e manter organizadas. 
  4. Reduzir o estresse: ambientes desorganizados podem causar estresse e ansiedade. Destralhar peças de decoração pode ajudar a reduzir essa sensação, proporcionando um ambiente mais calmo e tranquilo.

Está na hora de libertar espaço para renovar a decoração da casa e conseguir facilitar as limpezas e reduzir o estresse. Parece-lhe bem?


Passo-a-passo para destralhar peças de decoração

Esta categoria de objetos é um pouco mais difícil de destralhar porque é bem provável que tenha bastante peças de decoração, muitas deles espalhadas pela casa, pelo que neste caso eu sugiro um passo-a-passo simples:

  1. Passamos à triagem: analise as peças de decoração individualmente e decida se são realmente úteis, necessárias ou significativas para si, se combinam com a decoração atual, etc.
    1. Pode ir divisão a divisão da casa ou juntar tudo e fazer uma escolha por categoria. Molduras com molduras, vasos com vasos, caixas, etc.
    2. Não se esqueça das peças de decoração que podem eventualmente estar guardadas em caixas, especialmente aquelas usadas só em alturas específicas como natal, páscoa, etc. Se possível junte tudo e faça uma triagem.
    3. Para o que fica pode optar por colocar em exposição ou guardar para ir “rodando” a decoração daqui a um tempo. Desta forma, o ambiente não fica tão pesado.  
    4. Pergunte-se se gosta da peça, se faz sentido na sua decoração atual, faz parte de uma coleção, posso colocar noutro sítio, etc.
  2. Vamos organizar e decorar: decidido quais objetos manter, aproveite para decorar a sua casa, tendo sempre em conta que deve tornar o espaço agradável e fácil de limpar.
    1. Para peças de coleções – pode escolher guardar e organizar dentro de vitrines para as proteger do pó, assim como para as conservar melhor.
    2. Obviamente que a decoração de um espaço é sempre algo pessoal, mas evite sobrecarregar as superfícies da casa. Por vezes vemos um espaço vazio e a nossa reação é logo tentar encher com algo. Ter espaços mais vazios em casa até pode ser benéfico. Pode por exemplo colocar algumas prateleiras para expor algumas peças de decoração, retirando de mesas e aparadores. Ter menos objetos num espaço pode torná-lo mais agradável e relaxante, permitindo que aprecie as peças de decoração de uma forma até mais significativa.

#dicaarrumadinha

  • Atenção à forma como guarda as peças de decoração. Evite caixas de cartão, privilegiando as de plástico, e proteja as peças mais frágeis. E claro, coloque etiquetas ou identifique as caixas para ser mais fácil encontrar o que procura mais tarde.

TAREFAS DA AULA


FICHAS DE APOIO