Passo a passo para organizar

PASSO 1 – Tire fotos do interior do seu frigorífico e congelador.

PASSO 2 – Triagem e limpeza. Faça isto para o frigorífico e para o congelador.

  1. Retire todos os produtos do interior: Coloque tudo em cima das bancadas ou da mesa. Juntar tudo vai dar-lhe uma verdadeira ideia de tudo o que tem e desta forma perceber o que tem a mais ou a menos.
  2. Limpe a fundo. Aproveite para limpar o interior e exterior. Retire prateleiras e gavetas. Pode lavar com água e detergente ou usar um produto específico para limpar o frigorífico. Limpe as borrachas. Afaste para aspirar e limpar o chão. É normal que se acumule bastante sujidade na parte de trás e por baixo deste tipo de eletrodoméstico. 
  3. Escolha o que é para ficar. Verifique produto a produto e comece a agrupar por categorias. Separe produtos fora de prazo, com bolor ou aspeto duvidoso. No caso do congelador, separe produtos queimados pelo frio, com mau aspeto ou que simplesmente não sabe o que é. 
  4. Retire fisicamente tudo o que é para sair e deixe unicamente o que vai ser organizado.

PASSO 3 – Vamos organizar! Com a escolha feita do que fica e tudo limpo, está na hora de começar a organizar.

  1. Agrupe os objetos em categorias para ter uma ideia da quantidade de produtos que tem nessa categoria. Aproveite para fazer o inventário do seu frigorífico, mas em especial do congelador. Faça uma lista do que precisa de repor na próxima ida ao supermercado. Tem fichas para a ajudar aqui na Academia, na aula de inventários.
  2. Algumas dicas importantes na hora de voltar a guardar tudo novamente:
    • Apesar de acreditar que cada um deve organizar o seu frigorífico adequando esta organização ao tipo de produtos que guarda, ao seu gosto pessoal e à utilização que faz em família, existem algumas “regras” básicas para guardar os alimentos, até porque cada área do frigorífico é diferente, nomeadamente, ao nível da temperatura. Esta é a sugestão de como organizar os produtos no seu frigorífico, separando os mesmo por categoria de produto:
      • Em cima – na parte superior guarde produtos como iogurtes, leites, ovosbebidas, etc.
      • No meio – guarde a charcutaria, queijo, bolos. Os produtos que usa no dia-a-dia para preparar o pequeno-almoço e lanches. Por vezes o frigorífico tem uma gaveta própria para estes produtos. Eu uso para guardar os queijos.
      • Em baixo – a parte mais fria, use para guardar sobras de comida e produtos frescos e também que precisem de descongelar.
      • Gavetas – guarde frutas e legumes. Controle a humidade dentro das gavetas ajustando a janela de entrada de ar e use cestos para agrupar por tipo de fruta ou legume.
      • Portas – por ser a parte sujeita a maior flutuação de temperatura, guarde a comida menos perecível nesta secção do frigorífico. Coloque aqui as conservas, molhos, doces, bebidas, manteiga, margarina, etc.
    • No caso do congelador, existem congeladores com gavetas específicas para cada item com símbolos na parte de fora que dão sempre uma ajuda. A minha sugestão é que atribua uma gaveta ou prateleira a cada item – por exemplo: carne, peixe, legumes, refeições, sobremesas, etc. Separe por categorias e evite misturar, em especial carne e peixe.
    • Antes de voltar a guardar os produtos no congelador, certifique-se que estão bem acondicionados. Se for o caso, troque para uma nova embalagem. Existem sacos e caixas próprias para congelação. E não se esqueça de escrever a data e conteúdo para mais tarde conseguir identificar o que é. Eu gosto de usar uma caneta de giz. Se tem pouco espaço, espalme bem todas as embalagens para rentabilizar ao máximo o espaço. 
    • Use produtos organizadores como caixas e cestos para juntar os produtos por categorias. Gosto especialmente das embalagens transparentes para ser mais fácil de ver o seu conteúdo. E não se esqueça de os identificar.
    • Use cestos para organizar fruta e legumes dentro das gavetas. Vai facilitar na hora de limpar, caso algum legume ou fruta tenha pingado.
    • Use embalagens quadradas para guardar a comida no frigorífico. E fechadas para as poder empilhar. Existem vários tipos no mercado, de plástico e vidro, sendo que as embalagens quadradas acabam por ser uma melhor opção para rentabilizar ao máximo o espaço dentro do seu frigorífico.
    • Organize os produtos de forma a que fiquem bem visíveis quando abre o frigorífico. O ideal é que consiga ter a visibilidade de tudo, de qualquer forma, caso tenha alguns produtos que usa menos, pode guardar em sítio menos acessíveis.

PASSO 4 – Já terminou? Volte a tirar fotos e compare o antes e depois.