Passo a passo para organizar

COMECE AQUI

PASSO 1 – Tire fotos do espaço e de todos os armários, prateleiras e gavetas.

PASSO 2 – Comecemos pelo destralhe e limpeza do espaço:

  • Retire todo o conteúdo das armários, prateleiras e gavetas. Pode usar o chão ou então colocar tudo em cima de uma mesa. Tudo dependerá da divisão que tem mais perto – sala ou cozinha.
  • Aproveite para limpar tudo com um produto neutro e deixe secar enquanto passa ao seguinte passo. Afaste os móveis se for o caso e aspire e limpe por detrás. Limpe os contadores ou quadro da luz. A porta por dentro e por fora. Sacuda o tapete da entrada. Aproveite para fazer uma limpeza mais a fundo deste espaço.
  • Escolha o que é para ficar. Vamos começar por fazer a triagem dos objetos que tem neste espaço. Por exemplo nas gavetas (que muitas vezes pelo local são casa para objetos soltos, a chamada gaveta da tralha), se tiver um roupeiro com roupa ou alguma sapateira, aproveite para fazer uma escolha do que é para o lixo, para ficar, para doar ou para guardar noutro sítio. O ideal é fazer esta vistoria a cada mudança de estação, que por norma é quando mudamos de casacos e de sapatos.
  • Retire fisicamente tudo o que não quer que fique neste espaço antes de passar ao próximo passo. Coloque em sacos ou caixas, e se possível já identificados com o seu destino.

PASSO 3 – Vamos organizar! Com a escolha feita do que fica e tudo limpo, está na hora de começar a organizar o espaço. Neste espaço em específico, pense nas rotinas diárias e a melhor forma de organizar ou criar espaço para organizar os objetos que “circulam” neste espaço. Algumas dicas:

  • Se o espaço for limitado, aproveite as paredes com prateleiras, ganchos e organizadores verticais para maximizar o armazenamento.
  • Arranje um sítio onde pendurar casacos e malas em uso. Se não tiver um roupeiro, pode usar um bengaleiro ou uma banco. Para mim a solução de ganchos é a melhor, pois permite arrumar casacos e também malas e sacos.
  • Uma móvel de apoio também é fundamental nesta zona da casa para organizar os seus objetos pessoais e evitar que perca tempo à procura deles pela casa – correspondência, telemóveis, chaves e porta-moedas/carteira. Se não gosta de ter muita coisa à vista o ideal é escolher um móvel com gavetas para guardar os pequenos objetos. Pode também ter cestos ou travessas, que servem de “despeja bolsos” para agrupar objetos.
    • Use divisórias ou caixas transparentes para organizar os objetos nas gavetas, dando-lhes um lugar e evitando que andem a “dançar” dentro da mesma ao abrir e fechar.
  • Caixas ou cestos permitem arrumar outros objetos mais pequenos como chapéus e lenços. E também dão um toque bonito ao espaço. Pode ter um cesto para cada membro da família e assim cada um sabe onde guardar as suas coisas, ao invés de as deixar espalhadas.
  • Se habitualmente tira os sapatos ao chegar a casa, tenha um armário sapateira fechado ou aberto para colocar os sapatos arrumados. Considere também a possibilidade de ter um tapete para que possa limpar os sapatos antes de entrar. E surpreenda os seus convidados oferecendo-lhes um chinelos/pantufas.

PASSO 4 – Termine com alguns apontamentos de decoração – uma planta, um quadro, uma vela e volte a tirar fotos e compare o antes e depois.