Passo a passo para organizar

PASSO 1 – Tire fotos do espaço

PASSO 2 – Comecemos a fazer escolhas:

  • Junte todos os produtos que tem na sua lavandaria.
  • Limpe os armários e gavetas com um produto neutro e deixe secar enquanto passa ao seguinte passo.
  • Escolha o que é para ficar – verifique produto a produto, utensílio a utensílio e escolha o que é para ficar. Deite fora molas partidas, detergentes fora do prazo, produtos avariados (como um ferro que ficou esquecido), embalagens vazias de produtos, etc. Aproveite para fazer uma lista do que precisa de comprar.
  • Retire fisicamente tudo o que não é para ficar.

PASSO 3 – Vamos organizar! Antes de começar a organizar pense na forma como pode organizar tudo de forma a tornar o espaço mais funcional para si e para as suas rotinas. Ou seja, encontrar o sítio certo para cada coisa. E isto só depende de si e da sua rotina na lavandaria e do tipo de produtos que guarda. Pode por exemplo, aproveitar o espaço da sua lavandaria para guardar todos os detergentes da casa também. Assim como ter os armários com toalhas e lençóis.

  • Agrupe os objetos em categorias: lavagem da roupa, produtos de limpeza da casa.
  • Tome decisões sobre onde deve ir cada categoria  – Antes de voltar a guardar tudo no sítio. No video desta ula pode ver várias soluções. Por exemplo:
    • Mantenha o que precisa à mão – seja em cima da bancada ou num armário, o importante é que não perca tempo à procura do que precisa. Se é o detergente que utiliza mais, tenha isso sempre à mão. Existem excelentes opções de organização como frascos de vidro para o detergente em pó ou dispensadores de vidro para o detergente líquido. Ambos ficam lindos!
    • Use e abuse dos cestos – sejam eles em plástico ou em verga, os cestos são excelentes acessórios na hora de ajudar a organizar qualquer espaço. Sou suspeita em dizer isto porque adoro cestos, mas um cesto em verga fica sempre lindo em qualquer espaço. Utilize para agrupar e organizar os itens da mesma categoria. E se tiver pouco espaço, opter por cestos da roupa desmontáveis.
    • Identifique gavetas e prateleiras para que todos saibam onde devem regressar as coisas. 
    • Maximize o espaço disponível – se conseguir ter móveis, utilize-os para arrumar os produtos que não utiliza com tanta frequência ou o stock de produtos que ainda não estão a ser utilizados. Use ganchos para aproveitar as laterais dos móveis para pendurar coisas, como roupa passada e o interior das portas para guardar objetos. Se lhe falta espaço, tire o máximo partido das paredes, coloque prateleiras, placares e aproveite o espaço por cima das máquinas.
    • Tenha onde guardar as tralhas perdidas – sejam elas botões, meias sem par, moedas. Uma caixa, um frasco ou um recipiente para ir colocando este objetos perdidos é o suficiente.
    • Arrume tudo tendo em conta o que usa mais e o que usa menos. Ou seja, se usa menos deverá guardar nas prateleiras mais altas ou mais ao fundo da gaveta. Assim como garantir que as coisas que usa mais, por exemplo, todos os dias, são guardadas à mão – nas primeiras gavetas ou nos armários mais acessíveis.
    • Tenha uma boa iluminação. 
    • Guarde os detergentes num lugar seguro e longe do alcance das crianças.

PASSO 4 – Torne o espaço bonito! Coloque quadros, flores, velas e apontamentos de decoração. As lavandarias podem ser dos espaços mais bonitos de uma casa. 

PASSO 5 – Agora que está tudo organizado, volte a tirar fotos e compare o antes e depois. Uma lavandaria organizada até lhe vai dar vontade de tratar da roupa!