Passo a passo para organizar

PASSO 1 – Tire fotos da sua despensa

PASSO 2 – Retirar todo o conteúdo. O objetivo é fazer escolhas:

  • Retire todos os produtos e objetos que guarda na despensa. Coloque tudo em cima das bancadas ou da mesa. Juntar tudo vai dar-lhe uma verdadeira ideia de tudo o que tem e desta forma perceber o que tem a mais ou a menos.
  • Limpe o espaço. Aspire e depois limpe com o seu produto habitual. Deixe secar enquanto passa ao seguinte passo.
  • Escolha o que é para ficar. Está na hora de tomar decisões sobre todos esses produtos que tem na bancada ou mesa. Verifique produto a produto e comece a agrupar por categorias. Na despensa o mais comum é focar nos prazos de validade, mas também deve verificar o estado geral do produto. Por exemplo, um produto já aberto, que mesmo estando dentro do prazo, pode não estar em condições de ser consumido. Separe todos os produtos que já passaram do prazo e que devem ser eliminados. Se nunca fez este exercício, é bem provável que tenha mais produtos do que imagina fora do prazo. Pessoalmente, acho que é uma ótima oportunidade de ser aperceber do desperdício causado pela falta de organização. Tire fotos caso queira partilhar com o Grupo este mini “reality check”.
  • Retire fisicamente tudo o que é para sair e deixe unicamente o que vai ser organizado.

PASSO 3 – Vamos organizar! Com a escolha feita do que fica e tudo limpo, está na hora de começar a organizar.

  • Agrupe os objetos em categorias para ter uma ideia da quantidade de produtos que tem nessa categoria. Aproveite para fazer o inventário da sua despensa e uma lista do que precisa de repor na próxima ida ao supermercado. Tem fichas disponíveis na aula dos inventários.
  • Algumas dicas importantes na hora de voltar a guardar tudo na despensa:
    • Organize a sua despensa de forma a ter visibilidade de todos os produtos que tem em stock.
    • Organize por categorias, agrupando produtos do mesmo tipo juntos. Use cestos ou caixas para os juntar. Dependendo do seu gosto pessoal, pode optar por cestos ou caixas translúcidas ou não. A vantagem das transparentes é que consegue ver o seu conteúdo e no caso das outras, não. O que pode ser algo interessante, no caso de preferir ter uma despensa com menos “ruído visual”.
    • Arrume os produtos com o rótulo sempre para a frente para facilitar a identificação do produto. 
    • Use potes herméticos para guardar os produtos abertos, em vez de os manter na sua embalagem original. Isto é fundamental para garantir a maior duração dos produtos e o seu correto armazenamento. Existem vários tipos no mercado, sendo que as embalagens quadradas acabam por ser uma melhor opção para rentabilizar ao máximo o espaço, ao contrário das embalagens redondas, em especial se tem pouco espaço. Estas embalagens também podem ser utilizadas em gavetas. Tenha atenção à altura e compre tamanhos diferentes – umas mais altas e outras mais baixas, para organizar os produtos em camadas. Por exemplo, colocando os potes mais baixos à frente e os mais altos atrás.
    • Se guarda na sua despensa pequenos eletrodoméstico que usa com pouca regularidade, escolha coloca-los num local menos acessível como a parte superior das prateleiras ou armários. 
    • Utilize etiquetas para identificar o conteúdo dos potes, cestos e caixas. Isto vai ajudar a saber onde encontrar o que procura e onde devolver depois de utilizar. Gosto especialmente das etiquetas de ardósia. Depois basta escrever com uma caneta de giz.

PASSO 4 – Tire partido do espaço disponível:

  • Faça ajustes aos espaço – à medida que começar a guardar os produtos poderá aperceber-se que precisa de ajustar a altura das prateleiras ou mesmo acrescentar mais algumas. Visualize soluções deste tipo para poder aproveitar todo o espaço disponível.  Se não quer fazer o investimento, pode usar prateleiras amovíveis para duplicar o espaço dentro dos armários. 
  • Se a sua despensa tem gavetas, use organizadores ou caixas para guardar os produtos da mesma categoria juntos. Recorde que se cada objeto tiver o seu lugar, vai ser mais fácil encontra-lo e depois guarda-lo novamente no sítio. 
  • Arrume tudo tendo em conta o que usa mais e o que usa menos, assim como o peso dos produtos. Ou seja, se usa menos deverá guardar nas prateleiras mais altas ou mais ao fundo da gaveta. Assim como garantir que as coisas que usa mais, por exemplo, todos os dias, são guardadas à mão – nas primeiras gavetas ou nos armários mais acessíveis. 

PASSO 5 – Já terminou? Volte a tirar fotos e compare o antes e depois.