Passo a passo para organizar

PASSO 1 – Tire fotos de todos os armários e gavetas.

PASSO 2 – Como deve ter tido oportunidade de ver no video desta aula, de forma a que a sua cozinha funcione e seja funcional ela deverá estar dividida em 5 zonas. Por isso o primeiro passo é olhar para a sua cozinha e verificar que tem estas 5 zonas.

  • A zona de cozinhar – onde tem o fogão e o forno e todos os utensílios que precisar para cozinhar, como as especiarias.  
  • A zona de preparação de alimentos – com algumas tábuas e facas à mão. 
  • A zona de lavagem das loiças com espaço suficiente para colocar a loiça lavada à mão a secar.  
  • A zona de armazenamento onde guarda os alimentos ou stock de produtos, nomeadamente a despensa.
  • A zona de comer com espaço para fazer as suas refeições e com as toalhas, guardanapos e individuais à mão. 

PASSO 3 – Agora que já idealizou as 5 zonas da sua cozinha, está na hora de começar a fazer escolhas. 

  • Retire todo o conteúdo das armários e gavetas. Coloque tudo em cima das bancadas ou da mesa e comece a fazer a escolha do que quer que fique. Juntar todos os seus objetos, vai-lhe dar uma verdadeira ideia de tudo o que tem e é bem provável que se sinta surpreendida com tudo o que possui. Não desanime. 
  • Limpe os armários e gavetas com um produto neutro e deixe secar enquanto passa ao seguinte passo.
  • Escolha o que é para ficar. Está na hora de tomar decisões sobre todos esse produtos que tem na bancada. Provavelmente vai reparar que tem utensílios que nunca usou, que tem em duplicado, que estão estragados ou que nem sabe para que servem. Relembre a nossa aula do destralhe onde dei algumas dicas de como destralhar e comece a separar as coisas que são para ficar, para reciclar, doar ou oferecer.
    • Loiças partidas, em maus estados ou nicadas. Tachos ou frigideiras riscadas, parafusos soltos, sem tampa e por aí fora.
  • Retire fisicamente tudo o que não quer que fique para fora da cozinha .

PASSO 4 – Vamos organizar! Com a escolha feita do que fica e as gavetas e armários limpos, está na hora de começar a organizar. Ou seja, encontrar o sítio certo para cada coisa. E isto só depende de si e da sua rotina na cozinha.

  • Agrupe os objetos em categorias:
    1. Pratos com pratos
    2. Panelas com panelas
    3. Facas com facas
    4. Panos com panos
  • Tome decisões sobre onde deve ir cada categoria  – Antes de voltar a guardar tudo dentro das gavetas e armários, pense como as utiliza no seu dia-a-dia, de forma a encontrar o sítio perfeito que lhe facilite a rotina de cozinhar e preparar alimentos. Por exemplo:
    1. Tenha perto do fogão todos os utensílios que precisar para cozinhar, como tachos, frigideiras, colheres e as especiarias. Guarde os tachos com a tampa ou empilhe. Os gavetões são por baixo do fogão são o local ideal. 
    2. No sítio onde habitualmente corta e prepara legumes, tenha à mão facas e tábuas.
    3. Perto da zona de refeições tudo o que precisa para por a mesa como guardanapos, individuais ou toalhas e outros utensílios que usa habitualmente como molhos ou galheteiro. Se a sua mesa de refeições diária tiver uma gaveta, pode usa-lá para guardar o que está em uso.
    4. Se costuma beber café ou chá, ou mesmo tomar o pequeno almoço todas as manhãs em casa. Crie um cantinho do café ou do pequeno almoço, com todos os utensílios que precisa. Por exemplo, tenhas as chávenas perto da máquina do café, e todos os produtos que utiliza, como o açúcar o adoçante. 
    5. Se gosta de consultar livros de receitas ou fazer as sus próprias, pode ter um cantinho com livros de acesso fácil e ter um caderno ou livro de receitas para tomar nota ou consultar as suas preferidas.  

PASSO 5 – Tire partido do espaço disponível

  1. Faça ajustes as espaço – à medida que começar a guardar os objetos, poderá aperceber-se que precisa de ajustar a altura das prateleiras ou mesmo acrescentar mais algumas. Visualize soluções deste tipo para poder aproveitar todo o espaço disponível.  Se não quer fazer o investimento, pode usar prateleiras amovíveis para duplicar o espaço dentro dos armários. Por exemplo, no caso dos pratos, consegue separar os diferentes tamanhos e não só facilitar o seu uso como ter a visibilidade de tudo logo ao abrir o armário. 
  2. Nas gavetas, use organizadores ou caixas para guardar os objetos da mesma categoria juntos e evitar que se misturem com outros e saiam do sítio. Recorde que se cada objeto tiver o seu lugar, vai ser mais fácil encontra-lo e depois guarda-lo novamente no sítio. 
  3. Arrume tudo tendo em conta o que usa mais e o que usa menos. Ou seja, se usa menos deverá guardar nas prateleiras mais altas ou mais ao fundo da gaveta. Assim como garantir que as coisas que usa mais, por exemplo, todos os dias, são guardadas à mão – nas primeiras gavetas ou nos armários mais acessíveis.

PASSO 6 – Agora que está tudo organizado, volte a tirar fotos e compare o antes e depois. Que tal? Muita diferença.

Mas o mais importante de tudo é que sinta diferença nas suas rotinas. Uma cozinha organizada até lhe vai dar mais vontade de cozinha!