Passo a passo para organizar

COMECE AQUI

PASSO 1 – Tire fotos do espaço e de tudo o que vai organizar.

PASSO 2 – Comecemos pela definição das áreas:

  1. A zona de comer – com a mesa de jantar, cadeiras e um móvel de apoio com os utensílios que utiliza nesta divisão. Se o espaço for pequeno, pode escolher uma mesa extensível para poupar espaço quando não está em uso.
  2. A zona de sofá – onde recebe as visitas e também vêm tv, com o sofá, uma mesa de apoio, um móvel TV com o sem arrumação. Uma das coisas que pode querer fazer é analisar se o seu sofá atual funciona para a dinâmica da sua família? Consegue sentar toda a gente? É confortável?
  3. A zona de brinquedos – caso tenha crianças pode criar um cantinho com caixas para guardar facilmente os brinquedos no final do dia.
  4. Zona de trabalho – por vezes esta divisão também é onde trabalha. Visite a aula do Home Office para obter várias dicas de como organizar este espaço. 
  5. Gosta de ler? Pode criar um cantinho de leitura com uma poltrona, uma mesa e um candeeiro.
  6. Tem muitos livros ou recordações? Prateleiras e estantes ajudam a organizar estes objetos, e também servem de decoração para o espaço.
  7. Costumam comer a ver TV? Tenha umas mesas de apoio desmontáveis que pode facilmente montar e desmontar.

Mais uma vez e voltando às perguntas que fiz no início da aula: pense como esta divisão é usada, quem a usa e adapte à sua rotina em família.

PASSO 3 – Com as áreas definidas, vamos começar a escolher o que fica e o que sai: 

  1. Retire todo o conteúdo das armários, prateleiras e gavetas. Para não criar uma confusão muito grande, retire por categoria de produto. Por exemplo: livros, jogos, loiças, etc.
  2. Aproveite para limpar tudo com o seu produto habitual e deixe secar enquanto passa ao seguinte passo. Afaste os móveis se for o caso e aspire e limpe por detrás, e por cima. Sacuda os tapetes, limpe as tomadas, os interruptores. Aproveite para fazer uma limpeza mais a fundo deste espaço. Se quer ir mais longe, pode lavar cortinas, tapetes, fronhas das almofadas e capas de sofá.
  3. Escolha o que é para ficar. Vamos começar por fazer a triagem dos objetos que tem neste espaço. Use os cartões de destralhe, da aula de destralhe, como ajuda. 
  4. Retire fisicamente tudo o que não quer que fique neste espaço antes de passar ao próximo passo. Coloque em sacos ou caixas, e se possível já identificados com o seu destino.

PASSO 4 – Vamos organizar! Com as áreas definidas, a escolha do que fica feita e tudo limpo, está na hora de começar a organizar o espaço. Pense mais uma vez nas rotinas diárias e a melhor forma de organizar os objetos que “circulam” neste espaço. Algumas dicas:

  • Se tem muitos CDs, DVDs e livros veja as dicas no final da aula para os organizar. 
  • Se gosta de ler revistas pode ter um suporte próprio e fazer triagem sempre que ficar muito cheio. Para as revistas de coleção, pode colocar por ordem em prateleiras ou mesmo como peça decorativa numa mesa ou estante.
  • Se costuma guardar loiças, toalhas de mesa, faqueiro, copos e outros utensílios que só usa neste espaço na zona de refeições, garanta que agrupa todos os objetos por categoria (pratos, copos, travessas, talheres etc). Use organizadores nas gavetas para manter os objetos da mesma categoria juntos. Espreite a aula da cozinha onde partilho dicas de como organizar este tipo de objetos. Gosto especialmente de ver uma vitrine com este tipo de objetos guardados.
  • Tem lareira? Arranje um cesto para guardar a lenha ou um espaço para a colocar. Tenha perto tudo o que precisa: acendalhas, fósforos, pinhas, etc. Guarde num cesto ou num sítio perto e cuidado com as crianças.
  • Use caixas e cestos para organizar objetos e ao mesmo tempo decorar o espaço.

PASSO 5 – Termine tornando o espaço agradável com plantas, molduras, quadros e tire partido da luminosidade da sala. Se não tiver muita luz natural, invista em bons candeeiros para dar luz ao espaço, e opter por decoração clara para dar mais claridade ao espaço.