Passo a passo para organizar

COMECE AQUI

PASSO 1 – Tire fotos de todos os armários, prateleiras e gavetas.

PASSO 2 – Comecemos pelo destralhe e limpeza:

  • Retire todo o conteúdo das armários, prateleiras e gavetas. Coloque tudo em cima da bancada ou se a divisão for pequena pode utilizar o chão. Coloque um tapete para que os produtos não fiquem em contacto direto com o chão. É importante que tire mesmo tudo, para que possa ver todos os produtos e objetos que tem guardados. Não se esqueça da banheira e chuveiro.
  • Limpe tudo com o seu produto habitual e deixe secar enquanto passa ao seguinte passo.
  • Escolha o que é para ficar. Está na hora de tomar decisões sobre todos esse produtos e aparelhos que tem guardados na casa de banho. Verifique produto a produto.
  • Os produtos de higiene também passam de prazo. Se o produto está aberto hà muito tempo, se já não cheira bem ou mudou de cor, deite fora. Conforme aprendeu na aula de destralhe, terá de escolher o destino de cada coisa: lixo, ficar, guardar, doar.
  • O mesmo com os aparelhos elétricos: verifique que funcionam. Se estiverem estragados desfasasse deles ou se tiverem arranjo, garante que os coloca a arranjar. Não os volte a guardar!
  • Aproveite para fazer uma lista do que precisa comprar.
  • É natural que nesta fase já comece a agrupar os produtos por categorias.
  • Retire fisicamente tudo o que não quer que fique para fora da casa de banho antes de passar ao próximo passo. Coloque em sacos ou caixas, e se possível já identificados com o seu destino.

PASSO 3 – Vamos organizar! Com a escolha feita do que fica e tudo limpo, está na hora de começar a organizar. Ou seja, encontrar o sítio certo para cada coisa. Se já tiver espaço de arrumação é meio caminho andado. Um armário de apoio ou gavetas de baixo do lavatório são ótimas opções. No entanto, se não tiver grande espaço de arrumação, talvez esteja na hora de ir às compras. Tudo depende do espaço que precisa para guardar todos os seus objetos. No entanto, por norma, vai ver que depois de fazer uma triagem e de organizar os seus objetos, o mais provável é ganhar espaço.

  • Agrupe os objetos em categorias – aqui tem alguns exemplos, mas escolha os que fazem sentido para si. Esta fase do projeto é importante para perceber que espaço vai precisar para organizar os seus produtos, assim como quantos ou que organizadores podem fazer sentido. Algumas categorias são:
    1. Produtos femininos
    2. Cabelo
    3. Maquilhagem
    4. Amostras
    5. Unhas
    6. Eletrónicos
    7. Pode também dividir por utilizador.
  • Tome decisões sobre onde deve ir cada categoria  – antes de voltar a guardar tudo, pense como utiliza esse produto ou objeto no seu dia-a-dia, de forma a encontrar o sítio perfeito que lhe facilite a rotina de higiene. Se usa diariamente, deverá estar mais acessível, enquanto que se é um aparelho ou produto que só usa uma vez por mês, pode guardar num local menos acessível. Desta forma garante que este objetos menos utilizados não atrapalham a sua rotina diária. A ideia é que com um ou dois movimentos possa ter acesso ao produto.

PASSO 4 –  Tire partido do espaço disponível

  • Utilize organizadores, cestos ou caixas para agrupar os produtos da mesma categoria juntos. E não se esqueça de identificar. Eu gosto pessoalmente muito dos organizadores com gavetas. Os cestos são uma excelente opção para organizar produtos mais pequenos e agrupar os da mesma categoria.
  • Pode usar os cestos dentro de gavetas ou armários ou em prateleiras à vista. Aliar a sua praticidade ao seu elemento de decoração é uma forma muito simples de transformar uma casa de banho.
  • Nas gavetas opte por caixas mais pequenas ou divisórias, de forma a organizar todos os seus objetos e evitar que fiquem a dançar dentro delas.  Gosto especialmente de usar organizadores transparentes para organizar objetos pequenos e conseguir ver o interior da caixa – por exemplo – algodão ou cotonetes. 
  • Utilize cabides atrás da porta ou na parede para pendurar as toalhas que está a usar de momento. Toalhas no chão ou em cima da bancada ou penduradas no polibán dão um aspeto desarrumado à divisão. Outra opção é instalar secadores elétricos, que secam as toalhas ao mesmo tempo que as mantêm organizadas.
  • Se tiver pouco espaço, tente tirar o maior partido das paredes. Coloque prateleiras e organizadores verticais. 
  • Se possível, escolha um espelho com espaço de armazenamento embutido para guardar itens como escovas de dentes, maquilhagem ou produtos de higiene oral e libertar as bancadas de produtos. Vai facilitar a limpeza no dia a dia.
  • Para o chuveiro utilize suportes ou prateleiras para organizar produtos de higiene pessoal. Pode inclusive, colocar dispensadores de parede para shampoo e sabonete líquido.
  • Garante que há iluminação adequada na casa de banho para as suas rotinas diárias, tornando o espaço funcional.

PASSO 5 – Agora que está tudo organizado, volte a tirar fotos e compare o antes e depois. Que tal? Muita diferença. Mas o mais importante de tudo é