Passo a passo para organizar

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PASSO 1 – Tire fotos do espaço, secretária, armários, prateleiras e gavetas.

PASSO 2 – Comecemos pelo destralhe e limpeza do espaço:

  1. Retire todo o conteúdo. Pode usar o chão ou então colocar tudo em cima da mesa. 
  2. Aproveite para limpar os móveis. Arraste os móveis, aspire por detrás, limpe os cabos, aspire as gavetas e passe um pano no tampo. Deixe tudo secar em quanto fazemos a triagem de todos os objetos.  
  3. Escolha o que é para ficar. Vamos começar por fazer a triagem dos objetos que tem neste espaço. Junte papéis com papéis, canetas com canetas, livros com livros. Uma vez que tenha separado tudo, vá categoria a categoria e verifique objeto a objeto. Separe o que está estragado, partido, canetas que já não pintam, papéis que já não são necessários. Separe de acordo com as categorias que lhe ensinei na aula de destralhe.
  4. Retire fisicamente tudo o que não quer que fique neste espaço antes de passar ao próximo passo. Coloque em sacos ou caixas, e se possível já identificados com o seu destino.

PASSO 3 – Antes de começar a guardar tudo outra vez, aproveite para olhar para o espaço e  confirmar se quer manter o mesmo layout ou se prefere mudar a disposição dos móveis, ou mesmo a secretária para outro lugar. Pense se da forma em que está funciona para si ou se prefere mudar. Tenha em consideração que este espaço deve: motivar e inspirar, estar longe de distrações e se possível, ter uma tomada elétrica por perto.

PASSO 4 – Vamos organizar! Com o sítio verificado, a triagem feita e tudo limpo, está na hora de começar a organizar o espaço. Algumas dicas:

  • Mantenha o tampo da secretária o mais livre possível. Vai dar a sensação de arrumação. Pense sempre que menos é mais. Em especial se não tem muito espaço. Pode ter em cima da mesa o essencial, como por exemplo o computador e um porta canetas e guardar o resto em gavetas ou caixas/cestos.
  • Organize os objetos, dossiers e caixas tendo em conta o uso que lhes dá. Por exemplo, se tem um dossier que consulta diariamente, convém que esteja acessível. Outros dossiers, que usa para arquivo e que nem se quer consulta, podem estar mais “escondidos”. O mesmo para os objetos nas gavetas. Os que usa mais devem estar nas primeiras gavetas e os que usa menos podem estar ao fundo ou nas gavetas mais baixas. Pense na sua rotina e adapte a organização dos objetos à mesma.
  • Use organizadores para organizar objetos nas gavetas e evitar que se saiam do sítio – clips, canetas, agrafes. Gosto especialmente dos organizadores transparentes. Dão um aspeto clean e não criam ruído visual.
  • Se tem pouco espaço, pode aproveitar as paredes para conseguir organização vertical. Monte prateleiras e use caixas para organizar objetos da mesma categoria, papéis, etc. Não se esqueça de identificar cada caixa com o seu conteúdo. 
  • Se tem o home office dentro de outra divisão da casa, tente criar uma divisão entre ambientes. Use uma estante ou uma planta para criar essa separação. Dessa forma pode ganhar um pouco de privacidade.
    • Evite “montar” o escritório no quarto, pode prejudicar a sua hora de descanso.
  • Tente esconder os fios dos computadores e impressoras. Mais uma vez, ficam feios e criam ruído visual que não contribuem em nada para um espaço limpo e organizado.
  • Coloque um quadro para afixar informações importantes, um calendário, notas, lembretes, e desta forma garantir que não deixa passar nenhuma data importante.
  • Se o seu problema é o papel, use dossiers para arquivar documentos e separadores para os organizar. Use bandejas para guardar os papéis que precisam de ser tratado primeiro, e evite deixar tudo espalhado em cima da sua mesa.

PASSO 5 – Para terminar, torne o espaço bonito e agradável dando um toque pessoal – uma planta, uma vela ou uma foto da família. Volte a tirar fotos!