Passo a passo para organizar

COMECE AQUI

PASSO 1 – Tire fotos ao quarto, a todos os móveis, armários, prateleiras e gavetas.

PASSO 2 – Crie as 4 zonas no quarto do seu filho. Claro que estamos a falar do cenário ideal. Acredito que nem sempre seja possível que estas 4 zonas estejam num quarto. Existem famílias que, devido às rotinas que têm em família, preferem, por exemplo, ter um espaço só para brinquedos, separado do quarto de dormir. O que quero que pense, é que, independentemente de conseguir colocar tudo num único sítio, deverá sempre considerar estas 4 zonas: dormir, brincar, estudar e vestir. Uma vez que definiu estas zonas podemos passar ao passo seguinte.

PASSO 3 – Está na hora de destralhar e limpar os espaços. A minha sugestão é que faça uma área de cada vez. Por exemplo, organize o roupeiro e depois os brinquedos ou ao contrário. Mas não misture tudo. Vai criar demasiado ruído visual, o que pode levar a confusão e desânimo. Para cada área siga os passos seguintes:

  • Junte todos os objetos – coloque tudo em cima da cama ou no chão em cima de um tapete. É importante que tire mesmo tudo, para que possa ver todos os objetos dessa área. Se tiver objetos noutras divisões junte-os também. Para que tenha uma visão geral de todos os objetos.
  • Aproveite para limpar as prateleiras, gavetas, caixas, cestos. Deixe secar enquanto passa ao seguinte passo.
  • Escolha o que é para ficar. Está na hora de tomar decisões sobre todos esses objetos. Verifique objeto a objeto. Peça a peça. Brinquedo a brinquedo.
    • Separe roupa que já não serve, gasta, com rasgões, para arranjar, etc. Brinquedos partidos, com falta de peças, estragados, que já não são para a idade do seu filho, etc. Se vai guardar a roupa para outro filho, tenho algumas dicas no final desta aula.
    • Sempre que possível, envolva o seu filho no processo. 
    • Aproveite para fazer uma lista do que precisa comprar ou arranjar.
  • Retire fisicamente tudo o que não quer que fique para fora do quarto antes de passar ao próximo passo. Coloque em sacos ou caixas, e se possível já identificados com o seu destino.

PASSO 4 – Vamos organizar! Com a escolha feita do que fica e tudo limpo, está na hora de começar a organizar. Aqui ficam algumas dicas de como organizar cada espaço, relembrando sempre que:

  • Deve agrupar os objetos em categorias.
  • Encontrar um lugar para cada coisa – especialmente importante num quarto de criança para que o seu filho saiba onde deve devolver. 
  • Tirar o máximo partido do espaço disponível – inclusive das paredes!

Nas secções seguintes vou partilhar algumas dicas para organizar as 4 zonas do quarto.

PASSO 5 – Quando tiver as diversas zonas organizadas, volte a tirar fotos e compare o antes e depois. Que tal? Muita diferença. Mas o mais importante de tudo é que esta mudança ajude a melhorar as rotinas diárias do seu filho e tornem este espaço seu. Aproveite para decorar o espaço com quadros, cartazes, plantas de forma a tornar o espaço especial e perfeito para o seu filho.