Passo a passo para construir o seu cronograma de limpeza

De seguida vou mostrar-lhe o passo a passo para começar a construir o seu cronograma de limpeza. Cada passo tem um documento de suporte disponível no final desta aula.

PassoTarefaDocumento de suporte
Passo1
LISTAR AS TAREFAS
Liste todas as tarefas que tem de fazer em casa. Visite divisão a divisão e tome nota de tudo o que tem de fazer nessa divisão.Use a Ficha Tarefas de Limpeza para listar as tarefas de cada divisão

Pode usar a lista de tarefas da aula anterior como inspiração.
Passo 2
DECIDA A FREQUÊNCIA
Decida a frequência de realização dessa tarefa. Se essa tarefa é feita: todos os dias, todas as semanas, a cada duas semanas, uma vez por mês, uma vez a cada seis meses, etc.
Na Ficha Tarefas de Limpeza  assinale com um x a frequência com que pretende que essa tarefa seja feita.
Passo 3
AGRUPE AS TAREFAS
Agrupa as tarefas de acordo com a sua frequência. Desta forma vai ficar com uma ideia da quantidade de tarefas que tem por dia, por semana, etc. Faça os ajustes necessários se tiver muitas tarefas. Para as tarefas semanais, mensais e anuais, escolha o dia ou mês em que devem acontecer.
Use a Ficha Cronograma de Limpezas 
Passo 4
COLOCAR NO CALENDÁRIO
Comece  a alocar as diferentes tarefas na sua semana, mês ou ano.
 
Depois sim, pode passar para uma agenda ou planner, especialmente as limpezas mais espaçadas como as semestrais ou anuais.

Por exemplo: se planeia fazer a  limpeza da máquina da loiça todos os meses, escolha a semana do mês (por exemplo a semana 1) , depois o dia (domingo) e coloque já na agenda todo o ano. Assim nunca se vai esquecer.
Use as Fichas de Calendário que disponibilizo para a ajudar: semanal, mensal e anual
Passo 5
ORGANIZE OS PRODUTOS
Organize os produtos que vai se precisos para executar as tarefas de limpeza da casa.Revisite a aula anterior onde falo dos indispensáveis da limpeza para que possa organizar-se e rentabilizar o seu tempo ao máximo.


Verá que ao fazer este exercício de forma visual, vai ter mais facilidade em distribuir as tarefas de forma mais equilibrada pelos dias, semanas e meses. Assim como construir uma sequência que faça sentido para si e facilite a tarefa. No Cronograma 1, por exemplo, decidi que é à segunda-feira que aspiro a casa toda, porque também é o dia que faço a troca dos lençóis da cama. E porque é que decidi isto? Porque uma vez por mês vou aspira os colchões e convém que seja no mesmo dia que faço a troca do lençóis e a aspiração da casa para aproveitar o facto de já ter o aspirador no quarto e a cama sem lençóis. Percebe agora o que estou a dizer?

Não é só alocar tarefas, mas também encontrar uma ordem e ritmo que faça sentido. Não queremos complicar, pelo contrário, simplificar e facilitar ao máximo.

E não se esqueça de alinear este planeamento com as limpezas sazonais, como as de Primavera.