Passo-a-passo para construir a sua ementa (semanal ou mensal)

Esta é a ordem que sugiro para que possa criar a sua ementa semanal ou mensal da forma mais eficaz:

Passo 1 – Comece pelo que já tem em casa! Para evitar comprar coisas que já tem ou deixar passar comida do prazo, o primeiro passo é sempre espreitar o seu frigorífico, congelador e despensa. Aproveite para retirar todos as caixas com restos, veja se tem produtos a expirar brevemente na despensa, espreite o congelador para ver carne e peixe que quer despachar. Algo que ajuda muito neste ponto é ter os tais inventários do frigorífico, despensa ou congelador que falei na aula anterior. 

Passo 2 – Tome nota das refeições que vai fazer e distribua pelos dias. Tendo em conta o que tem na despensa, congelador e frigorífico, comece a escrever as refeições que quer preparar. Preencha cada dia da semana ou do mês com a refeição que vai preparar. Lembre-se que pode alternar entre carne e peixe, e de apontar logo de início, os dias especiais, como por exemplo: festa da pizza à sexta-feira ou dia de buffet livre (nesse caso, já sabe à partida que não tem de se preocupar com a refeição nesse dia).

Pode planear para o mês ou só para a semana. A decisão é sua. Se fizer compras uma vez por mês, talvez faça sentido fazer ementas mensais. Se fizer compras à semana (como é o meu caso) faz mais sentido fazer as ementas semanais. 

Pode fazer em papel ou no telemóvel. Pessoalmente gosto mais de usar papel. Em anexo a esta aula tem várias opções de ementas semanais que pode usar para começar. 

Não se esqueça todas as dicas que dei antes quando está a construir a sua ementa.

Passo 3 – Faça uma lista de compras com tudo o que precisa para preparar as refeições. Eu já não dispenso ir às compras sem fazer a minha lista de compras, pelo menos das coisas que não podem faltar. Fazer uma lista é meio caminho andado para que não se esqueça de nada. O seu tempo é precioso e não pode arriscar ter de regressar ao supermercado no dia seguinte para comprar um único item que se esqueceu de comprar ou alterar a sua ementa por causa do que não comprou. Na próxima aula vou falar mais sobre listas e dar várias dicas importantes e checklists para ajudar.

Passo 4 – Deixe as coisas organizadas quando chegar a casa. Depois de chegar a casa, aproveite para deixar pronta alguma comida. Por exemplo, fazer sopa, deixar legumes e fruta lavados e cortados, separar carne e peixe que vai congelar em doses de acordo com a sua ementa. Se tiver tempo, pode cozinhar algumas refeições e congelar. Bastará colocar no forno ou no tacho para terminar durante a semana.

Ao acondicionar as suas compras vai ganhar espaço no frigorífico e também vai ter mais vontade (menos preguiça!) de consumir o que já comprou. Lembra-se dos essenciais de que falei na primeira aula? Pois bem, é aqui que as caixas e sacos vão dar muito jeito. Mas não se preocupe, mais à frente neste módulo vou dar dicas preciosas de como acondicionar a comida.

Passo 5 – Confira a sua ementa e coloque-a bem visível, na porta do frigorífico ou no seu Command Center para saber diariamente o que vai ser a refeição. Vá riscando à medida que os dias passam. 

Verá que com o tempo estes passos tornam-se naturais.

Preparada para preparar a sua ementa esta semana?