Panos de Cozinha

E aqui vamos nós para o dia 14 do nosso Desafio. Dá para acreditar que amanhã já estaremos a meio do nosso Destralhe?! Espero que já esteja a sentir tantas diferenças na organização da sua casa e nas suas rotinas diárias como eu. Já para não falar no alívio que sentimos por saber que temos a nossa casa bem mais destralhada do que há duas semanas atrás, ufa!

Para hoje proponho-lhe destralhar os seus panos de cozinha, pois sinto que este é um “tipo de objeto” que quase ninguém se lembra de que também pode (e deve) ser destralhado.

Digo sempre que não podemos ter panos a mais de cozinha. O recomendável é trocar depois de alguns dias de uso. Se pensarmos que um pano molhado é um ambiente propício para a proliferação de bactérias, podendo contaminar outros utensílios na cozinha, é mesmo fundamental manter os panos sempre limpos e trocar regularmente. Quando foi a última vez que trocou de pano de cozinha?

Por ser um objeto que temos de trocar tão regularmente, é bem provável que tenha uma quantidade até considerável de panos como eu. Por isso, hoje quero partilhar consigo pequenas dicas, bem simples e práticas, para que possa destralhar e organizar os seus panos de cozinha. Preparada?


Destralhar panos de cozinha

É importante que tenha um espaço reservado na sua cozinha para guardar os panos, pois isso irá trazer-lhe algumas vantagens, ora veja:

  1. Maior organização: manter todos os seus panos de cozinha num só lugar irá ajudá-la a manter a sua cozinha mais eficiente e organizada, e evita que perca tempo a procurar o pano de que precisa. Mais do que isso, irá evitar que ocupe espaços que poderiam ser melhor aproveitados para organizar outros objetos. 
  2. Maior poupança: se só tiver uma gaveta reservada para os seus panos, isso irá evitar a compra desnecessária de mais panos que nunca chegará a utilizar. À semelhança do que vimos anteriormente para os sacos de plástico e de papel, usar o espaço disponível para “balizar” o que guardamos é uma técnica muito boa na organização e destralhe, e que ainda nos ajuda a poupar. Lembre-se sempre: se não tem espaço, então não pode ter tanta coisa!


Já tem uma só gaveta reservada para os seus panos de cozinha? Se a resposta é não, então este desafio é mesmo o ideal para si!




Passo-a-passo para destralhar panos de cozinha

Uma vez mais, é muito importante que antes de começar tenha bem em mente de quantos panos de cozinha precisa realmente. Não vale a pena estar a destralhar a sua gaveta para depois ficar tudo igual. O objetivo deste desafio passa também por tornar a nossa casa mais leve e eficiente, para que nos possamos sentir em paz e ter melhores rotinas no dia-a-dia. E isso não é possível se continuarmos a acumular “tralha” desnecessária, certo? Então vamos lá:

  1. Comece por reunir todos os panos de cozinha: verifique todas as gavetas, armários e outros lugares da casa onde possa ter guardados os seus panos de cozinha. Se já tem o hábito de os guardar a todos num só local, então retire e junte tudo em cima da mesa da cozinha, por exemplo. Se ainda não tem um local definido, então escolha a gaveta da sua cozinha que lhe faça mais sentido: em tamanho (mas nada de escolher a mais espaçosa para poder guardar mais panos!) e localização (fácil e prática de aceder). Aproveite para limpar o espaço com um produto de limpeza e lembre-se de deixar secar bem. 
  2. Passe à triagem:
    1. Separe os panos de cozinha por categorias, pois cada um serve o seu propósito: para limpar a loiça, para secar as mãos, para decoração, entre outros. 
    2. Verifique o estado de cada pano de cozinha, e descarte os que se encontram em mau estado, com rasgões ou buracos, ou que já não lhe trazem utilidade. 
    3. Guarde os que podem ser reutilizados para outras finalidades, por exemplo como panos para aquelas limpezas mais difíceis (pets, chão, etc).
  3. Vamos organizar: escolhidos os panos que ficam, então está na hora de os voltar a guardar na gaveta.
    1. Como disse anteriormente, não se esqueça de escolher um local que seja adequado às suas necessidades: deve ser prático e de fácil acesso. Certifique-se também de que todos os membros da casa sabem onde é este lugar, evitando assim que procurem ou os coloquem noutros locais da casa.
    2. Dobre os panos de cozinha de forma a poupar espaço – há algumas formas bem engraçadas de dobrar os seus panos que lhe vão permitir manter a sua gaveta ainda mais organizada – vou partilhar no grupo um exemplo! Isso sim, tenha sempre em atenção a altura da gaveta ou cesto.
    3. Guarde os seus panos de forma agrupada: por categoria e depois por tamanho (grande, médio e pequeno), se sentir que isto lhe facilita ainda mais na hora de escolher aquele de que vai necessitar.

#dicaarrumadinha

  • pode aproveitar este desafio e continuar o destralhe da sua cozinha com as toalhas de mesa, individuais, guardanapos de pano, entre outros do género. Só precisa de seguir estas mesmas dicas que usou para os panos de cozinha!


TAREFAS DA AULA


FICHAS DE APOIO