O que e como limpar e arrumar e, cada divisão da sua casa

Mais à frente neste módulo vai aprender a fazer o seu Cronograma de Limpeza, que na prática passa por definir quando as diferentes tarefas de limpeza da casa têm de ser feitas. Dependendo da tarefa, ela pode ser feita com a periodicidade diária, semanal, mensal, semestral ou anual. A seguir quero dar algumas dicas do que deve ser limpo em cada divisão da casa, como ponto de partida para depois decidir quando quer fazer cada uma destas tarefas.

As primeiras tarefas devem ser feitas em toda a casa. Depois, consoante a divisão, pode ter tarefas específicas de limpeza ou arrumação, conforme tabela em baixo:

Toda a casa
PortasLimpe o pó das portas. Use um pano ou espanador. Pode usar um produto para o cuidado da madeira. Limpe os vidros.
Janelas e estoresLimpe vidro e caixilharia
ChãoAspire ou varra e passe a esfregona
ParedesAspire, limpe o pó e lave as paredes.
TapetesSacuda ou aspire. Caso tenham manchas. Lave-os.
Interruptores e corrimõesLimpe e desinfete.
EspelhosLimpe com um pano e produto próprio.
CandeeirosLimpe o pó e verifique lâmpadas.
PlantasRegue e limpe as folhas.
Cozinha
BancadasLimpe as bancadas com um pano e produto próprio. Retire todos os objetos para facilitar.
MobiliárioPasse um pano nas portas e puxadores. Topos dor armários. Mesas e cadeiras.
EletrodomésticosLimpe ou passe um pano no fogão, forno, micro-ondas, frigorifico e congelador, exaustor, máquina da loiça, do café, torradeira.
Arrumação e reposiçãoRetire a loiça da máquina ou lave a loiça e guarde tudo no lugar. Dê um jeito na bancada e guarde objetos que estiverem fora do lugar. Reponha produtos em falta: detergente no dispensados, açúcar, café, sal, água no dispensador, fruta na fruteira, trocar panos da loiça e esponjas de lavar, etc.
Casa de Banho
AzulejosLimpe com um pano e produto próprio. Passe um pano no fim para secar. Aplique um produto específico para bolores no caso de as
Lavatório e bidéLimpe com um pano e produto próprio. Passe um pano no fim para secar as loiças e torneiras. Limpe a saboneteira, porta escovas etc.
SanitaAplique um produto na parte interna e deixe atuar durante 10 minutos e depois passe a piaçaba para limpar profundamente o interior. Depois é que passa à parte exterior, onde deverá limpar tudo até à base. Não se esqueça de usar um pano, escova ou esponja específico. Estes nunca devem ser usados nos outros locais da casa de banho. Coloque ambientadores na sanita para manter a mesma lipa e perfumada.
Chuveiro e banheiraAplique o produto e deixe atuar. Depois passe um pano ou esponja e passe por água. Pode finalizar os vidros com uma escova limpa-vidros para retirar o excesso.
ToalhasColoque a secar e troque todas as semanas
Limpe o pó dos móveis, aquecedores, prateleiras e armários.
Caixote do LixoEsvazie o lixo e troque o saco.
Arrumação e reposiçãoArrume produtos fora do sítio e reponha produtos em falta como detergente das mãos.
Quartos
CamaAspire o colchão. Limpe a estrutura da cama. Faça a cama ou troque os lençóis (se for necessário)
Móveis, prateleiras, quadros, cortinas e decoraçõesLimpe o pó com um pano ou um espanador. Passe um produto de limpeza. Afaste a cama e limpe por baixo. Aspire as cortinas.
ArrumaçãoGuarde objetos que estiverem fora do lugar. Roupa, brinquedos, acessórios, etc. Se tiver um sofá ou banco de apoio no quarto, este deve ficar desimpedido.
Sala
Móveis, estantes, prateleiras, quadros, cortinas e decoraçõesLimpe o pó com um pano ou um espanador. Passe um produto de limpeza. Afaste sofás e móveis para limpar por detrás. Sacuda as almofadas e mantas. Aspire as cortinas.
ArrumaçãoGuarde objetos que estiverem fora do lugar.
Lareira (inverno)Limpe as cinzas e o vidro com um produto próprio
Hall de entrada
Móveis, estantes, prateleiras, quadros e decoraçõesLimpe o pó com um pano ou um espanador. Passe um produto de limpeza. Afaste móvel para limpar por detrás.

Arrumação e reposiçãoGuarde objetos fora de lugar. Elimine papelada. Guarde sapatos e casacos nos roupeiros. Reponha o desinfetante das mãos e algum produto em falta.