Medicamentos

Vamos ao 17º dia do nosso Desafio do Destralhe? 

Hoje é o último dia em que vamos andar pelos produtos de higiene, e amanhã já iremos avançar para outra divisão da sua casa. Mas não podia deixar de lhe sugerir o destralhe deste tipo de objetos, e que considero tão importante: Medicamentos. 

Sabe, na verdade nem sequer deveríamos guardar os nossos medicamentos na casa de banho, pois ficam sujeitos à humidade, exatamente o que não queremos… O ideal seria guardá-los num local fechado, seco e sem luz solar direta, mas bem sei que não é o que a maioria de nós faz. 


Destralhar medicamentos

Os medicamentos são mesmo algo que devemos procurar manter sempre organizados em casa. Afinal, a última coisa que se quer é sermos apanhadas de surpresa quando precisamos mesmo de usar um medicamentos ou temos alguma urgência em casa, certo?

Arranjar um cantinho para guardar todos os seus medicamentos, e fazer uma revisão periódica dos mesmos, é o primeiro passo para destralhar e manter organizados os seus medicamentos. Idealmente não deve deixar passar mais de 6 meses sem verificar as datas de validade, fazendo sempre por entregar os com data expirada na sua farmácia local (aproveitando para repor algum, caso seja necessário!)

Cá por casa gosto sempre de manter alguns medicamentos mínimos para uma eventual situação de emergência: ben-u-ron, desinfetante de feridas, anti-histamínico e creme para picadas de insetos. Claro que depois há outros que também dão sempre jeito: gel para as aftas, creme para nódoas negras, gel para dores musculares, vick, pastilhas para a garganta,… Enfim, um mini stock para nos safar de qualquer incómodo.

Convido-a a fazer a mesma reflexão e perceber o que faz sentido ter sempre à mão aí por casa. 


Passo-a-passo para destralhar medicamentos

Verá que o passo-a-passo para destralhar os seus medicamentos e mantê-los organizados é bastante simples e rápido, e por isso não há desculpa para não o fazer com mais frequência ao longo do ano, combinado? Então vamos lá:

  1. Comece por escolher onde vai guardar: como referi anteriormente, apesar da maioria das pessoas optar por guardar na casa de banho, não é o local mais adequado por ser normalmente a divisão da casa que mais humidade acumula. Procure guardar num local fechado e seco, fora do alcance das crianças. Uma opção pode ser um armário/gaveta na cozinha ou no quarto. Idealmente também deve fazer por manter todos os medicamentos juntos, no mesmo local, ainda que possa ter os de primeiros socorros num estojo à parte mais acessível.
  2. Reúna todos os seus medicamentos: verifique todas as gavetas, armários e outros lugares da casa onde possa ter os seus medicamentos, e reúna tudo em cima de uma mesa ou da bancada do lavatório, por exemplo. Isto inclui também vitaminas, kit the primeiros socorros, ligaduras, máquina de vapores, medidor de tensão arterial, etc.
  3. Passe à triagem:
    1. Separe os medicamentos por categorias. Por exemplo: os de criança dos de adulto; os xaropes dos comprimidos e dos cremes/pomadas, por tipo de “doença” (gripe, queimaduras, entorses, etc.), ou mesmo por tipo de medicamento: analgésico, anti-inflamatório, anti-histamínico, etc.
    2. Verifique o estado de cada um deles, e descarte os que já estão fora de validade ou que não se encontram em bom estado.
  4. Vamos organizar: escolhidos os medicamentos que ficam, então está na hora de os guardar no local que definiu anteriormente.
    1. Uma boa estratégia pode ser a de usar caixas, arquivadores com gavetas ou cestos para organizar e guardar os seus medicamentos (existem caixas bem giras no mercado!). Também pode utilizar um armário de parede com chave para manter os medicamentos em segurança.
    2. Identifique todas as caixas, arquivadores ou cestos com etiquetas para que saiba sempre o seu conteúdo e lhe facilite na hora de procurar um medicamento. Assim, se não estiver no lugar, é porque não tem. Além disso, depois de usar, também a vai ajudar a saber onde os guardar de volta.
    3. Procure ter um inventário junto dos seus medicamentos, para que lhe seja mais fácil de controlar o que tem, em que quantidade e a respetiva data de validade (pode encontrar uma ficha de inventário para download gratuito no meu blog!).


#dicaarrumadinha

  • Nunca coloque os medicamentos na sanita ou lavatório. Entregue os medicamentos fora de prazo (não precisa de separar as caixas de cartão, as bulas, os frascos ou os copos-medida, mesmo que tenham restos de medicamentos que não tomou) na farmácia ou parafarmácia perto de si. 
  • Aproveite estas dicas e passo-a-passo e faça o mesmo para os medicamentos dos seus animais de estimação. Pode arranjar uma caixa e nela guardar todos os medicamentos juntos, incluindo o boletim de saúde. Se tiver algum fora de prazo, também os pode entregar na farmácia. 

TAREFAS DA AULA


FICHAS DE APOIO