Maquilhagem

Preparada para o 16º dia do nosso Desafio do Destralhe? Já falta pouco para ver a sua casa toda destralhada e sentir-se também mais leve! 

Para hoje vou convidá-la a continuar o destralhe pela sua casa de banho, desta vez para destralhar a sua maquilhagem e acessórios de beleza. Mas já sabe, se não tiver produtos de maquilhagem, pode sempre aproveitar para fazer algum dos desafios que tenha em atraso; ou mesmo aproveitar para destralhar outra divisão da sua casa que sinta que necessita de um bom destralhe. Só não vale ficar parada, combinado? 

Quem me segue sabe que sou muito “girly” e que não dispenso uma base e blush todos os dias, mas mesmo assim (e já fui bem diferente!) não caio na tentação de comprar em excesso. Quer dizer… achava eu! E foi por isso que fiquei muito surpreendida quando percebi que afinal até tinha bastantes artigos de maquilhagem, alguns dos quais já nem me lembrava de usar há nos últimos anos! Não duvido que também vá ficar surpreendida com a quantidade de maquilhagem e acessórios que tem vindo a acumular, e por isso senti que também tinha de dedicar um dia do nosso Desafio do Destralhe a esta categoria de objetos. 

Uma vez mais, destralhar este tipo de objetos pode trazer-lhe várias vantagens. Quais?

  • Maior organização: uma vez que terá somente a quantidade de produtos de maquilhagem e acessórios de que realmente necessita. Como tal, será ainda mais fácil manter este tipo de objetos organizados, principalmente se os mantiver reunidos num armário, gaveta ou caixa organizadora. 
  • Maior poupança: já sabe, ao destralhar a sua maquilhagem e acessórios vai ter mais noção da quantidade que tem e assim evitar a compra desnecessária de mais produtos. Quem bem nos apetece, às vezes!
  • Maior segurança: à semelhança do que vimos para os produtos de higiene e amostra, também a maquilhagem tem um intervalo de tempo no qual podemos utilizar os produtos em segurança. Por isso, uma vez mais, ao acumularmos muitos produtos (muitos deles já nem sequer nos lembramos de há quanto tempo os temos ou estão abertos…) estamos a aumentar o risco de possíveis alergias e outras doenças de pele!

Sabia que os produtos de maquilhagem também têm validade?!

É verdade, mas é importante lembrar que estes são apenas prazos gerais de validade e que podem variar dependendo da marca e da forma como o produto é armazenado. Além disso, se notar qualquer mudança na cor, textura ou cheiro do produto, é importante descartá-lo imediatamente, independentemente do prazo de validade.

  • Base líquida: 6-12 meses
  • Corretivo líquido: 6-12 meses
  • Pó facial: 1-2 anos
  • Blush: 1-2 anos
  • Sombra em pó: 1-2 anos
  • Delineador de olhos líquido: 3-6 meses
  • Delineador de olhos em lápis: 1-2 anos
  • Rímel: 3-6 meses
  • Batom: 1-2 anos
  • Gloss labial: 6-12 meses
  • Lápis de lábios: 1-2 anos
  • Removedor de maquilhagem: 6 meses – 1 ano

Uma sugestão é escrever a data de abertura do produto para ir controlando o uso. Escreva com uma caneta permanente na base, por exemplo.


Destralhar maquilhagem e acessórios

Se costuma ter a sua maquilhagem e acessórios (e aqui incluímos não só os de maquilhagem mas também de cabelo) espalhados pela casa, é fundamental que defina um só lugar para reunir todos estes objetos. Não só irá facilitar o seu dia-a-dia, na medida em que não terá de andar à procura do que necessita e já saberá exatamente onde procurar, como também a ajuda a manter a sua casa mais organizada. 

Faça esta reflexão: será que necessita mesmo de ter tantas sombras de olhos, quando usa sempre as mesmas duas ou três? E necessita mesmo de ter tantos rímeis e vernizes, que até acabam por ficar secos com o tempo e não lhe dar outra alternativa do que ter de os descartar no lixo (e assim desperdiçar o seu dinheiro e poluir o ambiente)? E em relação aos acessórios de cabelo, precisa mesmo de tantos elásticos e ganchos? Pense bem nisto, sim?


Passo-a-passo para destralhar maquilhagem e acessórios

Verá que o processo de destralhe deste tipo de objetos é muito semelhante ao que lhe falei ontem para os produtos de higiene e amostras, e por isso conseguirá fazê-lo de forma bem simples e rápida.

  1. Comece por escolher onde vai guardar: defina o local no qual vai guardar toda a sua maquilhagem e acessórios. Aqui pode optar por manter os acessórios e produtos de maquilhagem juntos, e os acessórios de cabelo agrupados mas de forma separada da maquilhagem. Pode optar por colocar num cesto ou caixa organizadora, e mantê-los em cima da bancada do lavatório ou dentro de uma gaveta/armário. E se quiser ser ainda mais Arrumadinha, porque não reutilizar alguns dos tupperwares que destralhou por já não se encontrarem em condições/terem tampa para separar a sua maquilhagem dentro da gaveta (por sombras, rímeis, bases, etc.)? Aposto que não esperava por esta!
  2. Reúna toda a sua maquilhagem e acessórios: verifique todas as gavetas, armários e outros lugares da casa onde possa ter a sua maquilhagem e acessórios, e reúna tudo em cima de uma mesa ou da bancada do lavatório, por exemplo.
  3. Passe à triagem:
    1. Separe os produtos de maquilhagem por categoria: batom, sombra, rímel, base, etc; o mesmo para os acessórios: pincel, lima, ganchos, elásticos, entre outros.
    2. Verifique o estado de cada um deles, e descarte os que já não lhe têm utilidade ou já não se encontram em bom estado (odor ou coloração diferentes do suposto, no caso dos produtos). Não se esqueça de verificar a validade de cada produto depois de aberto; esta informação costuma encontrar-se na parte inferior do verso dos produtos, com um símbolo e as letras 6M, 12M, 18M, etc. Se já não se recorda de há quanto tempo essa embalagem está aberta, pondere se a melhor opção não será mesmo o descarte.
    3. Se tiver produtos de maquilhagem ou acessórios que ainda estejam em bom estado/por abrir, mas que já não possa ou não lhe faça sentido usar, pode sempre optar por oferecer a algum familiar ou amiga. No caso dos acessórios pode mesmo reutilizar para outros fins, por exemplo usar elásticos velhos para agrupar um bloco de folhas, fechar uma embalagem, etc.
  4. Vamos organizar: escolhida a maquilhagem e acessórios que ficam, então está na hora de os guardar no local que definiu anteriormente.
    1. Já sabe, escolha um local adequado às suas necessidades e rotinas diárias. Não aconselham guardar este tipo de produto na casa de banho. Por isso, se não o quiser fazer, pode ter um cesto com tudo no quarto e trazer quando for utilizar. Eu tenho na casa de banho, porque é onde me dá jeito. 
    2. Opte por os guardar por categoria, quer a maquilhagem quer os acessórios de cabelo.
    3. Caso tenha mais do que uma unidade do mesmo produto, mantenha mais acessível a que já está em uso ou que precise de ser gasta em primeiro lugar.

#dicaarrumadinha

  • Sabe aquele verniz que usou tão poucas vezes mas quando foi a ver já estava completamente seco? Pois há uma maneira bem simples e rápida de o salvar: basta colocar 2 ou 3 gotas de removedor de verniz/acetona dentro do frasco de verniz, fechar e agitar por alguns segundos. E já está, novamente fluido e pronto a usar!

TAREFAS DA AULA


FICHAS DE APOIO