Mala/Carteira

Hoje começamos finalmente a “destralhar”! Escolhi 25 objetos/categorias para trabalharmos nos próximos dias; e hoje quero começar por um objeto fácil e que pode destralhar em poucos minutos.


Destralhar a mala/carteira

A sua mala e carteira costuma estar um caos? Não se aflija! As malas das senhoras têm tendência a acumular muitos objetos e tralha. Ainda para mais quem tem filhos. Eu que o diga! Quantas vezes não foram encontrar nas vossas malas brinquedos ou objetos dos vossos filhos? É por estas e por outras razões que convém de vez em quando fazer um destralhe e limpeza na sua mala e carteira.

Ter uma mala organizada e arrumada traz vários benefícios:

  1. Poupança de tempo: se sabe exatamente onde cada item está na sua mala vai poupar tempo a procurar algo.
  2. Mais espaço: ao destralhar a sua mala, vai libertar espaço para os objetos que efetivamente quer levar nela e evitar sobrecarregá-la (uma mala pesada, também não faz bem à nossa coluna).
  3. Organização: uma mala arrumada pode tornar o seu dia a dia mais organizado e reduzir o estresse de ter que procurar algo no meio da desordem.
  4. Mais segurança: com uma mala arrumada, é mais fácil manter um controlo dos objetos que nela carrega e diminui a possibilidade de perder ou ter algo roubado.
  5. Mais facilidade de uso: ao ter uma mala bem organizada, é mais fácil aceder e utilizar os itens de que precisa no seu dia a dia.

Ter uma mala arrumada é mais prático, seguro e eficiente! 


Passo-a-passo para destralhar a sua mala:

  1. Esvazie a mala que está a usar neste momento ou as malas, caso tenha várias em uso.
  2. Faça a triagem dos objetos:
    1. Coloque no lixo tudo o que é lixo.
    2. Separe os objetos por categoria: por exemplo, maquilhagem, documentos, produtos eletrónicos, e verifique o que é essencial e o que pode ser descartado.
    3. Verifique cartões de crédito, cartões de desconto, bilhetes, recibos e outros itens que estão vencidos/fora do prazo ou não têm mais utilidade, e descarte-os.
    4. Reduza a quantidade de itens duplicados como canetas ou batons.
  3. Limpe a mala: vire a mala para sacudir o pó e com um pano, limpe a mala.
  4. Volte a arrumar tudo, colocando só o que realmente necessita. Se tiver uma mala com diversas divisórias, aproveite para arrumar as coisas em compartimentos específicos para ser mais fácil de encontrar. Use bolsas pequenas para agrupar objetos da mesma categoria. Por exemplo, uma bolsa com objetos de higiene, outra com cabos, uma estojo com canetas, etc.

#dicaarrumadinha: faça uma lista rápida dos objetos essenciais que quer carregar na sua mala. Objetos como: carteira, chaves, telemóvel, medicamentos, maquilhagem, etc. 


Para terminar, e se ficou entusiasmada com o Destralhe da sua mala atual, pode aproveitar para dar uma vista de olhos no seu roupeiro e fazer uma escolha rápida pelas malas e carteiras que tem. Separe malas que já não gosta, muito usadas ou que usou pouco, ou que já não se enquadrem no seu estilo. Pode doar ou vender as que estiverem em boas condições.


TAREFAS DA AULA


FICHAS DE APOIO