Livros e revistas

E chegámos ao 23º do nosso Desafio do Destralhe. Hoje será o último dia em vamos andar pelo seu escritório, desta vez para destralhar os seus livros e revistas. Sinto que esta é uma categoria de objetos da qual nos esquecemos de destralhar pois os livros e as revistas são muitas vezes vistos como fazendo parte da decoração.

Claro que podemos usar alguns deles também para esse fim, mas se acumular bastantes exemplares isso vai ocupar espaço que poderia ser melhor aproveitado para outras coisas. Além disso, também irá implicar que passe mais tempo a limpar e organizar a casa pois estes objetos tendem a acumular bastante pó. 



Destralhar livros e revistas

Destralhar e organizar este tipo de objetos vai trazer-lhe algumas vantagens, nomeadamente as que lhe referi anteriormente: mais espaço, maior organização e menos tempo despendido na limpeza da casa.

Por vezes mantemos os livros e as revistas com a ideia de os voltarmos a ler/folhear. Mas o que mais se sucede é nunca o chegarmos a fazer. Deste modo, também estamos a perder oportunidade de os vender em segunda mão e obter algum retorno do que investimos! Sem esquecer de que também podemos doar os livros que já lemos a outras pessoas que de outra forma não teriam essa oportunidade. 

Agora que já consegue perceber alguns dos benefícios que vai ganhar com este destralhe, vamos lá ao passo-a-passo.


Passo-a-passo para livros e revistas

Verá que o passo-a-passo para destralhar este tipo de objetos é bem simples e rápido, e num instante terá concluído este desafio:

  • Comece por reunir tudo: procure nos vários locais da casa por onde possa ter livros e revistas e reúna tudo; pode colocar em cima de uma mesa grande, por exemplo. 
  • Faça uma triagem:
    • Comece por separar tanto os livros como as revistas por categorias: por exemplo, livros de culinária, organização da casa, romances, policiais, biografias, etc; para as revistas, pode também separar pelo tema: culinária, decoração, etc.
    • Selecione aqueles que deseja mesmo manter, mas estando bem consciente da sua decisão. Veja se tem realmente utilidade para si e se voltará a ler o livro ou folhear a revista com frequência. Para o que fica, pode manter separado por categoria, se assim lhe fizer sentido. 
    • Para os que descartar, verifique o seu estado:
      • se estiverem bons (sem folhas rasgadas e sem anotações) pode optar por vender em segunda mão (por vezes as bibliotecas também aceitam a doação de livros em bom estado, esta pode ser outra opção para si!). Se os decidir vender, a Trade Stories é uma plataforma online onde pode vender e comprar livros em 2ª mão.
      • se já estiver com algumas folhas rasgadas ou se estiver riscado com notas, então pode doar a instituições de caridade próximas de si.
  • Comece a organizar:
    • Defina o local onde vai guardar os seus livros e revistas, mas tenha em atenção que quanto mais expostos ao ar estiverem, mais lhe vão exigir em termos de limpeza e mais facilmente se irão deteriorar com o passar do tempo.
    • Pode optar por guardá-los separados por categoria, por tamanho (do mais alto para o mais baixo), por cores, etc. No caso dos livros e revistas que consulte mais vezes (por exemplo para ver receitas ou dicas de planeamento e organização) poderá ser preferível guardar-los à parte e num lugar mais acessível. 

#dicaarrumadinha

  • Volta e meia dê uma vista de olhos a todos os livros e revistas e pergunte-se se ainda faz sentido manter todos eles, se pensou sequer neles nos últimos tempos. Talvez agora já esteja preparada para os destralhar.
  • Tente aplicar esta regra e só comprar novos livros se destralhar igual quantidade dos que já tem. Assim conseguirá não acumular demasiados exemplares, obter algum retorno através dos que já leu e fazer compras mais conscientes.
  • Aproveite e dê também uma vista de olhos pelos seus CD’s e DVD’s 😉