Lista de supermercado

Parece óbvio, mas há muita gente que ainda vai às compras sem levar uma lista. Para mim , a lista é uma das formas mais simples e fáceis de fazer compras eficazes e eficientes. E porque? Por que ao fazer uma lista vai poupar tempo e dinheiro. Poupa tempo porque já sabe o que vai comprar e poupa dinheiro porque só traz o que precisa mesmo. 

Faz lista quando vai às compras? Se ainda não, está na hora de começar a fazer.

Como disse no início da aula, é natural que faça a lista de compras ao mesmo tempo que está a construir a sua ementa e assim já só coloca o que precisa de comprar para preparar essas refeições. 

Pode e deve incluir também aqueles itens que gosta (e que convém) ter sempre na despensa ou congelador, para a “safar” de qualquer imprevisto. Eu por exemplo, gosto de ter atum na despensa para qualquer eventualidade, por isso trago sempre um ou duas latas. 

Faça a lista dividindo os produtos por categorias, para ser mais eficiente na hora de organizar a deslocação dentro da própria loja. Nada pior que fazer a lista toda e reparar que falta um único item e que tem de atravessar toda a loja para a ir buscar. Lembre-se: eficiência. 

Exemplo de categorias: mercearia, conservas, legumes, frutas, carne, peixe, higiene, bebidas, etc. Nos materiais de apoio desta aula tem acesso a um exemplo de lista de compras que a pode ajudar a construir a sua.

Dica Arrumadinha: tenha sempre um bloco de notas à mão na cozinha para apontar um produto no momento em que ele termina ou que se lembra que precisa comprar.