Especiarias

Dia 10 e já fizemos 1/3 do nosso Desafio! Afinal está a passar mais rápido do que pensava! Esta semana vamos estar um pouco pela cozinha e destralhar alguns dos objetos e áreas que podem fazer uma grande diferença nas rotinas diárias na hora de cozinhar.

Por isso, se é uma Arrumadinha que gosta de cozinhar, provavelmente tem uma coleção de especiarias na sua cozinha, verdade?! Quando foi a última vez que deu uma revisão geral nas mesmas, verificou prazos, limpou os potes….ou mesmo, saber o que tem disponível? 

Hoje vamos dar uma volta às suas especiarias – verificar prazos, listar necessidades… para que possa desfrutar de melhores rotinas de cozinhar!


Destralhar especiarias

Ter as especiarias destralhadas e organizadas pode trazer vários benefícios para a sua cozinha e para a sua vida diária, por exemplo:

  1. Poupar tempo a cozinhar: se encontrar facilmente as especiarias que precisa para fazer uma determinada receita, sem precisar de se deslocar dentro da cozinha ou procurar em vários sítios.
  2. Poupar dinheiro: ao evitar comprar especiarias que já tem em casa ou colocar no lixo alguma especiaria que deixou passar do prazo.
  3. Mais durabilidade e qualidade: do produto. Se armazenar as especiarias de forma correta, vai garantir a sua qualidade e frescura por mais tempo.

Ter este cantinho da cozinha organizado pode contribuir em muito para melhores rotinas de cozinhar e tornar o processo mais agradável e eficiente. Não acha? Vamos lá espreitar como andam essas especiarias….

Passo-a-passo para destralhar as suas especiarias

  1. Comece por reunir todas as especiarias: que tem em casa, abertas ou fechadas; mesmo as que tenha na despensa, ainda por abrir. Junte tudo num único sítio.
  2. Passe à triagem:
    1. Verifique o estado de cada uma – se estiverem na sua embalagem original verifique a data de validade, se está noutro pote e não sabe a data: observe, cheire e prove, se necessário. Descarte todas as que já passaram do prazo ou estão com alterações.
    2. Limpe os potes – com o uso alguns podem começar a colar ou mesmo ficar “entupidos”. Aproveite para limpar as embalagens.
    3. Faça restock – se tiver alguma especiaria em stock, aproveite para rechear os potes/frasquinhos que estão a ficar vazios.
    4. Liste necessidades – aproveite para fazer uma lista de produtos que precisa repor. Pode usar a Lista de Necessidades para listar o que precisa comprar
  3. Vamos organizar: escolha feita, está na hora de organizar:
    1. Mantenha as embalagens originais ou troque por potes herméticos. Não é só uma questão de estética, mas também de conservação e utilização do produto. Estes potes ajudam a manter as especiarias frescas e evitam que absorvam odores de outros alimentos. Eu tenho estes potes da amazon.
    2. Use etiquetas para identificar cada embalagem. Lembre-se que a colocação da mesma deve ter em conta como vê a embalagem – se a vê de cima, coloque a etiqueta na parte de cima da tampa, se a vê de lado, coloque diretamente na embalagem. Pode ainda escrever a data de validade na parte de baixo da embalagem se fizer sentido para si.
    3. Guarde as especiarias de acordo com a sua utilização: deixando as que usa mais, mais à mão. 
    4. Armazene as especiarias corretamente: isto é, num local fresco, seco e escuro, longe da luz solar direta. Eu guardo numa gaveta ao lado do fogão. 


#dicaarrumadinha

  • como manter a organização? Não se esqueça de devolver os objetos ao lugar e faça regularmente duas coisas: uma verificação rápida pelos produtos e uma limpeza.


TAREFA DA AULA

Destralhe, limpe e organize as suas especiarias. Pode usar a Lista de Necessidades para listar o que precisa comprar


FICHAS DE APOIO