Dicas para simplificar as rotinas de tratamento da roupa

  • Utilize produtos que simplifiquem o seu dia-a-dia. Já existem no mercado produtos que podem ajudar a simplificar a tarefa de lavar e secar a roupa. Vamos por exemplo pensar nas meias. Quanto tempo demora a tratar das meias? A estender individualmente, a procurar o par, etc. Para simplificar esta tarefa uso um produto que me ajuda muito, são as peças da Sockbuster. Outros produtos como o engoma fácil ou uma manta refletora, ajudam a que a tarefa de passar a roupa não seja tão penosa e a poupar-lhe muito tempo. As máquinas de lavar mais recentes têm programas que ajudam a adaptar o tempo de lavagem à quantidade de roupa, evitando assim, que utilize programas de lavagem muito longos e poupando tempo e dinheiro. Se está na hora de comprar uma máquina nova, vale a pena investir numa bem eficiente.

  • Aproveite o bi-horário ou os painéis solares. Cá por casa temos a tarifa bi-horária (altura do dia em que a tarifa da luz é mais barata) e aproveitamos para lavar ou secar a roupa nestes horários (à noite durante a semana, ao sábados em determinados períodos e ao domingo todo o dia) e assim poupar na conta da luz. Para quem tem painéis solares, pode fazer a mesma coisa. Planeie as lavagens para as alturas do dia quando a produção é maior.

  • Tenha um espaço de lavandaria limpo e organizado. Como aprendeu na aula anterior, um espaço organizado pode fazer toda a diferença na hora de simplificar o processo.  

  • Partilhe a responsabilidade – é imprescindível partilhar as responsabilidades da casa pela família. Não só por uma questão de dividir as tarefas e não ser sempre a mesma pessoa a tratar, mas porque se o fizer, está a ensinar coisas importantes aos seus filhos. Neste tema não há diferença nenhuma. Ensine os seus filhos a separar a roupa. Os mais velhos podem aprender a usar a máquina de lavar. Os mais novos podem ajudar arrumando a roupa ou separando a suja. Torne a tarefa de tratar da roupa divertida e vai ver que todos ficam a ganhar!