Dicas extra

  • Mantenha as bancadas o mais despejadas possíveis. Uma bancada demasiado cheia, vai atrapalhar a sua rotina e criar ruído visual, para além dos objetos se sujarem mais.
  • Use cestos ou caixas para guardar e organizar os seus panos de cozinha. Faça uma triagem. Destralhe panos muito velhos, rasgados ou muito usados. Considere comprar novos se achar necessário. Dobre-os e guarde na vertical para ter a visibilidade de todos. Não se esqueça que os panos de cozinha devem ser trocados e lavados regularmente, para evitar a proliferação de bactérias e maus cheiros. 
  • Guarde as toalhas de mesa e guardanapos em conjuntos: coloque o guardanapo dentro da toalha de mesa e depois dobre a toalha. Passe a ferro as toalhas de mesa antes de as guardar – ficam bonitas e estão prontas para serem usadas. Guarde os individuais juntos – pode fazer rolinhos para facilitar a sua arrumação. Guarde os porta-guardanapos em caixinhas, uma para cada tipo, ou vários tipos num mesmo local, desde que agrupados, para facilitar o uso. 
  • Anda sempre às turras com os seus tupperwares? Pode ser por várias razões: tem muitos ou o espaço onde os guarda não é o adequado. Retire todos e comece a “casar” a caixa com a tampa. Coloque de parte todas as caixas que estão em mau estado, com manchas, riscados ou sem tampa e desfaça-se deles. Se não tiver muito espaço organize as caixas por tamanhos e arrume-as umas dentro das outras. Já as tampas coloque, também por ordem, num canto da gaveta. Pode aproveitar uma das caixas sem tampa para as organizar. No entanto, se tiver espaço arrume-as com a tampa e organize pela utilização. As que usa mais, devem ficar mais acessíveis. Se mesmo depois da triagem continuam sem caber no espaço que lhes destinou, considere mudar de sítio ou desfazer-se de mais alguns. E continue a usar o “espaço disponível” como “baliza” para a quantidade de tupperwares que pode ter. Por último, prefira caixas quadradas, pois são mais fáceis de organizar e conseguimos rentabiliza melhor o espaço com elas do que com redondas.
  • Rentabilize o espaço de baixo do lavatório da cozinha, usando organizadores, cestos e caixas. Aproveite para guardar stock de produtos que precisa de ter sempre à mão. Cápsulas da máquina de loiça ou detergente, esponjas extra, panos de limpeza para trocar, sacos do lixo. Veja como organizo o meu no video desta aula.
  • Guarde as panelas separadas das tampas, para poupar espaço. Empilhe as panelas, da maior para a menor. Coloque um protetor entre panelas ou frigideiras para evitar que as mesmas se risquem. Guarde as tampas em organizadores próprios. Se não houver espaço nos armários para organizar tudo, utilize ganchos, painéis e suportes presos nas paredes ou móveis. 
  • Gosta de cozinhar e usar especiarias?  Use embalagens de vidro ou plástico transparentes para mais facilmente identificar o conteúdo – também fica bonito! Use etiquetas ou escreva à mão para identificar cada embalagem. Pode organizar as especiarias em vários sítios: gavetas (deitadas ou em pé), prateleiras ou bandejas em cima da bancada – o importante é que fiquem á mão. Se o seu problema é não ter espaço na bancada pode usar potes magnéticos, e instalar uma placa de metal na parede ou armário, ou prateleiras suspensas e as especiarias ficam visíveis e facilmente acessíveis, e a sua bancada desimpedida.
  • Organize os copos do mesmo tamanho atrás um do outro, ao contrário de organizar por tamanhos, colocando os mais altos atrás. Isto pode dificultar na hora de retirar algum copo. Se não tem muito espaço, evite colocar um copo dentro do outro, podem ficar agarrados e na hora de os separar, podem partir. Se não tiver outra opção, coloque um guardanapo ou um papel a separar os copos. Use ganchos ou organizadores para pendurar as chávenas e canecas dentro dos armários. Ganha espaço e consegue guardar no mesmo lugar os pratos do mesmo conjunto.
  • Identifique gavetas e prateleiras para que todos saibam onde devem regressar as coisas.
  • Se tem crianças pequenas, pode criar um cantinho para eles com pratos, copos ou lanches para estimular a sua autonomia. Não se esqueça de escolher um local acessível como uma gaveta ou prateleira baixa.
  • Tem muitos sacos de plástico? Primeiro faça uma triagem e elimine os que não fazem sentido ficar. Use caixas para os separar e organizar por tipos – plástico, papel e depois por tamanho grande ou pequenos. Dobre-os e guarde-os de forma vertical para facilitar a sua utilização. E não se esqueça de identificar as caixas, como mostrei no vídeo. Pode guardar num armário na cozinha ou na despensa.