Despensa

Preparada para o dia 13 do nosso Desafio? Pois vamos a isso!

Se ontem lhe propus destralhar o seu congelador, hoje o desafio passa pela sua despensa. Verá que o passo-a-passo é praticamente o mesmo, e por isso ser-lhe-á muito fácil e rápido de destralhar a sua despensa! 

Acho que falo por todas nós quando digo que já aconteceu comprar várias unidades do mesmo produto por nem saber que ainda tinha na despensa, e depois acabar com inúmeros pacotes iguais (alguns deles com a validade já expirada…). Pois desde que comecei a destralhar e organizar a despensa com mais frequência nunca mais aconteceu!


Destralhar a despensa

Uma despensa destralhada e organizada é um dos meus grandes aliados no que toca à preparação de refeições cá em casa. Não só isso, também me permite poupar dinheiro e tempo nas idas ao supermercado. Senão veja:

  1. Poupar tempo a cozinhar: uma vez mais, se tiver visibilidade de todos produtos que tem em stock e de onde estes se encontram, isso irá permitir que tenha uma rotina melhor na hora de preparar as suas refeições.
  2. Poupar dinheiro: à semelhança do que vimos para o congelador, também uma despensa destralhada e organizada irá fazer com que consiga poupar mais. Vai poder fazer uma gestão mais eficiente e eficaz do seu stock de produtos, evitando o desperdício alimentar e poupando na hora de ir às compras. E uma vez mais, terá espaço para aproveitar as promoções e comprar em maior quantidade (desde que tenha a certeza de que irá consumir dentro da validade do produto, caso contrário não estará a poupar mas sim a desperdiçar dinheiro…).


Manter a sua despensa destralhada vai ajudá-la a garantir que termina sempre primeiro o que tem antes de comprar mais, assim como a evitar o desperdício desnecessário de comida. Pronta para pôr em prática? Então vamos lá!


Passo-a-passo para destralhar a despensa

Verá que os passos a seguir para destralhar a sua despensa são praticamente os mesmos que seguiu para o seu congelador, por isso já conhece a rotina:

  1. Comece por retirar todo o conteúdo da despensa: coloque tudo na sua bancada ou mesa de cozinha, para que possa passar à etapa seguinte: a triagem.
  2. Passe à triagem e decida o que fica:
    1. Se o produto estiver na sua embalagem original verifique a data de validade, e descarte o que tiver passado do prazo. Para o que já estiver fora de validade pode seguir esta regra: observar, cheirar, e se necessário, provar; se lhe parecer bem, pode guardar para ser consumido nos próximos dias.
    2. Se o produto estiver em caixas ou frascos (fora da sua embalagem original) tente perceber do que se trata e de quando foi adquirido. Se não se conseguir lembrar e não se sentir confortável, o melhor será mesmo descartar no lixo. Se quiser guardar, lembre-se de colocar em destaque e tome nota de consumir nos dias seguintes. 
  3. Aproveite para limpar: as prateleiras e gavetas da sua despensa, não se esquecendo de deixar secar bem antes de voltar a arrumar os produtos.
  4. Volte a arrumar tudo:
    1. Garanta que fica tudo bem acondicionado, optando sempre que possível por utilizar caixas ou frascos herméticos, e de preferência transparentes para que possa visualizar bem o seu conteúdo. Não se esqueça também de identificar bem o seu conteúdo e a validade: use uma etiqueta ou caneta permanente.
    2. Arrume os produtos por categorias, por exemplo produtos secos  (massa, arroz,…), farinhas, enlatados, bebidas, molhos, entre outros; opte também por colocar mais à frente o que tiver de ser consumido primeiro. Coloque sempre os rótulos visíveis.
    3. Pode ainda colocar um cesto na despensa com os produtos já abertos ou que tenham prazo de validade muito curto, pois assim saberá que tem de escoar esses primeiro! Aliás, quando começar a preparar a ementa da semana, pode mesmo ir primeiro ver esse cesto para perceber o que pode usar e despachar primeiro esses produtos.
    4. Aproveite para fazer uma lista de tudo o que regressa à despensa e tome nota dos produtos que necessita de repor quando voltar ao supermercado. 

#dicaarrumadinha

  • Tal como lhe sugeri para o seu congelador, ganhe também o hábito de fazer o inventário da sua despensa, e anote numa lista o nome, quantidade e data de validade do produto. Use a lista de que falei ontem.
  • Também, tenha sempre alguns produtos na sua despensa que a possam desenrascar em qualquer urgência: eu tenho sempre esparguete, umas latas de atum e polpa de tomate. Safam-me sempre!


TAREFAS DA AULA


FICHAS DE APOIO