Congelador

E já vamos no dia 12 do nosso Desafio, como assim?! Espero que esteja a gostar tanto deste nosso Desafio como eu, e que já comece a sentir a transformação!

Desta vez proponho destralhar o seu congelador. Confesse lá, tem noção de tudo o que tem guardado no seu congelador? Ou já nem faz ideia do que anda por lá perdido…?


Destralhar o congelador

A verdade é que ter o seu congelador organizado é capaz de lhe trazer várias vantagens, não só para a sua rotina diária como também para a sua gestão familiar (tempo, refeições ou finanças). Ora veja:

  1. Poupar tempo a cozinhar: pois terá espaço para guardar várias refeições já prontas a comer, e assim não terá de passar tanto tempo “agarrada aos tachos”. Além disso, poderá aproveitar para guardar alguns ingredientes já cortados e prontos a cozinhar, poupando tempo na preparação e confecção das refeições! Por exemplo, se vai cortar legumes para fazer sopa pode aproveitar para cortar em maior quantidade e deixar a base da sopa já preparada (em tupperwares ou sacos próprios para congelação) para as próximas vezes. Mas só terá espaço para isto se tiver o seu congelador destralhado e organizado!
  2. Poupar dinheiro: ao destralhar e organizar o seu congelador com frequência vai ter mais noção do que tem guardado e de qual a validade dos produtos. Desta forma vai evitar que se estraguem e/ou que a sua validade expire, o que resultará numa maior poupança. Adicionalmente, também terá espaço para aproveitar as promoções de alimentos congelados/possíveis de serem congelados, e comprar em maior quantidade. 
  3. Maior durabilidade: ao manter o seu congelador organizado irá aumentar a durabilidade, tanto do seu congelador (maior eficiência de funcionamento) como dos produtos que lá guardar.


Ter o seu congelador destralhado vai ajudá-la a ganhar mais tempo para outras tarefas (realmente indispensáveis) em vez de passar horas na cozinha a preparar e confecionar comida. Vai poupar na sua conta do supermercado e da eletricidade. E vai poder aproveitar ainda mais a sua casa e a sua família. Já está convencida? Então vamos ao passo-a-passo! 


Passo-a-passo para destralhar o congelador

Para que o seu congelador fique efetivamente bem destralhado, o ideal seria guardar todos os alimentos no frigorífico e deixar o seu congelador a “descongelar” por algumas horas, para que possa retirar todo o gelo acumulado. Se não tiver oportunidade de o fazer, já verá bastante diferenças se pelo menos retirar todos os alimentos, selecionar os que deve manter e voltar a guardá-los de forma organizada.

  1. Comece por retirar todo o conteúdo do congelador: pode passar todo o conteúdo para uma bacia para mais facilmente transportar até à sua bancada de cozinha, para que possa passar à etapa seguinte: a triagem.
  2. Passe à triagem e decida o que fica:
    1. Se o produto estiver na sua embalagem original verifique a data de validade, e descarte o que tiver passado do prazo. Mas atenção ao alimento em questão pois, por exemplo, os legumes congelados poderão ainda estar bons para consumo mesmo que tenha expirado a sua validade à pouco tempo; nesse caso siga a regra: observar e cheirar; se lhe parecer bem, pode guardar para ser consumido nos próximos dias.
    2. Se o produto estiver em tupperwares ou sacos de congelação, tente lembrar-se do que se trata e de quando foi congelado (caso não tenha escrito nada na embalagem!). Se não se conseguir lembrar e não se sentir confortável, o melhor será mesmo descartar no lixo. Se quiser guardar, lembre-se de colocar em destaque na gaveta do congelador e tome nota de consumir nos dias seguintes. 
    3. Lembre-se ainda de que tudo o que estiver com mau aspeto ou queimado pelo gelo deverá ser descartado no lixo.
  3. Aproveite para limpar: as prateleiras e gavetas do seu congelador, se possível depois de já ter retirado todo o gelo acumulado. 
  4. Volte a arrumar tudo:
    1. Garanta que fica tudo bem acondicionado, optando sempre que possível por utilizar tupperwares ou sacos próprios para congelação.
    2. Separe os produtos por categorias (carne, peixe, legumes, refeições prontas, entre outros) e coloque em destaque (mais acessível e fácil de visualizar e agarrar) o que tiver de ser consumido primeiro.
    3. Aproveite para fazer uma lista de tudo o que regressa ao congelador e tome nota dos produtos que necessita de repor quando voltar ao supermercado.

#dicaarrumadinha

  • Para que saiba sempre o que tem no seu congelador e possa garantir que nada se estrague, ganhe o hábito de fazer um inventário: algo simples como uma lista com nome, quantidade e data de validade. Procure também escrever sempre o conteúdo, a quantidade e a data de preparação no tupperware ou saco de congelação (use uma etiqueta ou caneta permanente). Se tem o Planner Casa Organizada, tem um inventário para cada mês. Caso contrário, tem sempre este documento disponível no blog para a ajudar. Com a lista de itens que tem em stock, mais facilmente vai construir a ementa da semana, dando prioridade ao que já tem.
  • As minhas caixas preferidas de congelação são as da Tupperware. Caso tenha interesse, pode falar com a a_silviateixeira. Basta dizer que vai da minha parte para ter 10% extra de desconto no valor final da compra. 


TAREFAS DA AULA


FICHAS DE APOIO