Conceitos base de Destralhe

Nesta aula vou apesentar alguns conceitos base ligados sobre o Destralhe e que são fundamentais para que entenda não só o que significa destralhar, mas a sua importância e benefícios e por onde começar.


O QUE SIGNIFICA DESTRALHAR? 

Destralhar é um termo que significa eliminar ou reduzir a quantidade de objetos desnecessários, inúteis ou indesejados num determinado espaço (neste caso em casa). O objetivo de destralhar é criar um espaço mais limpo, organizado e funcional, tornando-o mais agradável e fácil de usar. Além disso, destralhar pode ajudar a libertar espaço físico e mental, permitindo que se concentre nas coisas que realmente importam na sua vida.


PORQUE É QUE É IMPORTANTE DESTRALHAR?  

Em geral, destralhar ajuda a criar um ambiente mais limpo, organizado e livre de estresse, além de ajudar a poupar dinheiro, ajudar os outros e contribuir para a sustentabilidade. Eu sei que ao longo do Curso podem aparecer bloqueios (e falaremos deles também), mas quero que saiba tudo o que vai GANHAR ao destralhar a sua casa. Por exemplo:

  1. Melhorar a organização: quando a casa está cheia de coisas, pode ser difícil manter tudo organizado. Destralhar ajuda a criar mais espaço e torna mais fácil a organização dos objetos e a manutenção desta mesma organização.
  2. Reduzir o estresse: o excesso de coisas pode ser visualmente angustiante e aumentar o estresse e a ansiedade. Destralhar ajuda a reduzir a desordem visual e a criar uma sensação de calma e tranquilidade em casa.
  3. Ajudar na limpeza: quanto mais coisas tiver, mais difícil será manter a casa limpa. Destralhar ajuda a reduzir a quantidade de coisas a serem limpas, tornando a limpeza mais fácil e rápida.
  4. Criar mais espaço: quando se tem muitas coisas em casa, é fácil ficar sem espaço para coisas importantes. Destralhar ajuda a criar mais espaço para atividades diárias e coisas que (realmente) valoriza.
  5. Ajudar a poupar dinheiro: uma vez mais, quando se tem muitas coisas, é fácil cair no erro de comprar coisas que já possui. Destralhar ajuda a reduzir o número de coisas que já tem ou mesmo descobrir coisas que já nem sabia que tinha, evitando gastos desnecessários.
  6. Ajudar os outros: Muitas vezes, objetos em boas condições que não são mais necessários em nossa casa podem ser doados a pessoas ou instituições que precisam deles. Destralhar é uma maneira de ajudar os outros.
  7. Contribuir para a sustentabilidade: Destralhar ajuda a reduzir o desperdício. Em vez de deitar coisas fora, elas podem ser reutilizadas ou recicladas. Quando vende algo e lhe dá uma segunda vida, está a contribuir para a economia circular.

Já viu tudo o que pode ganhar ao eliminar o excesso da sua casa?


COMO DESTRALHAR?

Começar a destralhar pode parecer uma tarefa assustadora, especialmente se tem muitas coisas acumuladas. Por isso, dividi este Curso pelas várias divisões da casa e dentro de cada uma, defini mini-desafios de organização para que a sua jornada seja o mais tranquila e fácil possível. De qualquer forma, uma vez que termine o Curso e continue a Destralhar a sua casa, é importante que perceba que existe um passo-a-passo para o fazer:

  1. Escolha uma divisão ou categoria: neste caso basta seguir as aulas do Curso ou ir direto à área da casa que decidir destralhar primeiro. No entanto, a forma como as aulas e os mini-desafios estão organizados têm uma lógica própria, começando por categorias mais fáceis para que possa ganhar experiência antes de chegar a categorias mais difíceis, ou pelo menos, que são habitualmente consideradas mais críticas. Imprima a Checklist do Curso com a lista de categorias para se guiar e ir riscando o que já fez. Quando o fizer sozinha, é importante que antes de começar decida o que vai destralhar.
  2. Faça perguntas: existem 3 perguntas principais e que pode usar com todos os objetos. Mesmo assim, use a cábula que lhe vou disponibilizar com mais de 20 perguntas para ajudar no processo.
  3. Separe os objetos: enquanto destralha, vá separando os objetos nas categorias que lhe vou apresentar. Isso ajudará a manter as coisas organizadas e facilitará o processo de decisão. Também vou partilhar dicas para a ajudar a se desfazer dos objetos tendo em conta o destino que escolheu.
  4. Seja implacável: lembre-se de que o objetivo de destralhar é livrar-se do excesso, então não tenha medo de ser implacável ao decidir o que manter e o que deitar fora. Caso aconteça algum bloqueio, vai usar as técnicas que lhe vou ensinar.
  5. Comemore o progresso: ao finalizar cada aula ou área, comemore o seu progresso. Isso ajudará a manter a motivação e a continuar em frente. Partilhe as suas vitórias diárias!

TAREFAS DA AULA

  • Imprima a Lista de Destralhe do Curso para que possa ir riscando as divisões e categorias que for destralhando.

FICHAS DE APOIO