Como prolongar a ordem

Aqui deixo algumas sugestões de hábitos e tarefas que pode realizar de forma regular para manter a ordem na sua despensa:

  • Faça um inventário da sua despensa e tenha-o sempre à mão. Desta forma consegue saber a qualquer momento o que tem em stock e o que precisa de repor. É uma ferramenta muito útil para construir as suas ementas semanais. 
  • Devolva os produtos ao seu lugar, logo depois de os usar. Para isso será fundamental que cada produto tenha o seu lugar e que toda a sua família saiba onde são esses lugares. Uma forma de ajudar é colocando etiquetas nos potes ou cestos.
     
  • Se tem uma despensa pequena, use o “espaço disponível” como “baliza” para a quantidade de objetos  que pode ter. Caso precise de ter muito stock de algum produto, que não seja usado com regularidade, opte por guardar noutro sítio da casa ou então, guarde-o na despensa num local mais “escondido” para não atrapalhar a sua rotina diária.
  • Verifique regularmente as datas de validade dos produtos da sua despensa e separe numa caixa os produtos que têm de ser consumidos primeiros. Use-os para criar receitas e assim, evitar que passem do prazo.