Como fazer o seu inventário de congelador, despensa e frigorífico

Siga os seguintes 6 passos e repita para cada um:

  1. Retire todo o conteúdo do seu congelador/despensa/frigorífico
  2. Aproveite para dar uma limpeza nas prateleiras e gavetas.
  3. Faça uma triagem dos produtos: tudo o que estiver com mau aspeto, queimado pelo gelo ou fora do prazo de validade, deve ir para o lixo.
  4. Para o que fica, assegure-se que fica bem acondicionado: mude para sacos ou embalagens próprias. Conforme falamos na aula anterior.
  5. Faça a lista de tudo o que regressa. Mais uma vez pode fazer uma lista à mão ou digital (no computador ao telemóvel). Use os templates que disponibilizo neste módulo para construir os seus inventários.
  6. Volte a arrumar tudo, guardando os produtos da mesma categoria juntos. Se houver algum artigo com necessidade de usar primeiro, deixe-o mais à vista e ponha um asterisco na sua lista para saber que esse produto deve ser usado primeiro.

Na aula nº6 deste Módulo vou dar mais dicas de como limpar e organizar a despensa, frigorífico e congelador.

Se quer começar por algum sítio, sugiro fazer um inventário do seu congelador primeiro. Por norma, é um sítio mais “escondido” que a despensa e alguns produtos, depois de congelados ficam sem se perceber bem o que são. 

Dica pro: quando congelar comida, seja ela em caixas ou sacos próprios, não se esqueça de identificar a data de congelação e o conteúdo. Só assim vai conseguir saber há quanto tempo está guardado e o conteúdo da embalagem. Use uma caneta de giz para o efeito.

A primeira vez é a que vai custar mais. Depois será uma questão de decidir de quanto em quanto tempo quer voltar a fazer este exercício. A minha sugestão é que o faça mensalmente. 

Coloque o inventário no interior da porta da despensa ou no seu Command Center. O importante é que fique visível para si e que possa facilmente ir atualizando sempre que usar ou comprar um produto.

Como vai perceber na próxima aula, saber o que tem no seu frigorífico, despensa e congelador é  o primeiro passo para construir uma ementa.