Bolor

Com a chegada do inverno, o baixar das temperaturas e o aumento da humidade, é natural que comece a aparecer bolor em algumas zonas da casa – casas de banho, roupa dentro dos roupeiros, cantos das paredes. Para além de esteticamente feio e de ter um cheiro característico pouco agradável, o aparecimento de bolor pode provocar graves problemas de saúde ao nível do aparelho respiratório, como asma e alergias.

Como evitar? Evitar o bolor deve ser sempre a prioridade número um. Nesta como em qualquer situação, o ideal é prevenir e evitar andar a correr atrás do prejuízo. O ideal é que nunca chegue a ter bolor em casa e por isso, aqui deixo algumas dicas:

Nas paredesNa casa de banho
Arejar as divisões da casa é fundamental para evitar a humidade e formação de bolor nas paredes. Limpar as paredes de casa pelo menos uma vez por ano. Pintar as paredes com tinta anti-fungos, em especial em locais onde há mais probabilidade de aparecer humidade, como lavandarias, casas de banho e cozinhas.Arejar divisão depois de cada banho. E os armários também.Deixar a cortina bem esticada entre banhos para evitar que o bolor comece a nascer nas dobras.Fazer uma limpeza da casa de banho com regularidade.
No roupeiroNa cozinha
Deixe uma vez por semana os roupeiros todos abertos para arejar, incluindo as gavetas.Mexa na roupa para ela se “separar” uma da outra e evite encher o roupeiro demasiado.2 vezes por ano retire tudo do seu interior e faça uma limpeza a fundo. Deixe secar bem antes de voltar a aguardar tudo.Coloque desumidificadores nos roupeiros.Limpe o interior dos armários no mínimo uma vez por ano, logo a seguir ao inverno terminar.Seque muito bem a loiça antes de a guardar.Ligue o exaustor sempre que cozinhe para ajudar a extrair os vapores e evitar que as paredes fiquem húmidas. Deixe os armários abertos para o ar circular. 
Em toda a casa
Fazer uma limpeza regular da minha casa.Arejar a casa, mesmo no inverno.Deixar entrar o sol sempre que possível.Afastar os móveis da parede.Use um desumidificador portátil nas divisões mais críticas.Fazer uma vistoria regular à casa, verificar se não há infiltrações nas paredes, se os duches e banheiras estão bem vedados, etc. Verificar atrás dos móveis também é importante.Use a natureza a seu favor. Escolha plantas que ajudem a diminuir a humidade do ar.

Se não foi a tempo de prevenir o aparecimento de bolor em sua casa, e agora tem algumas divisões em casa a cheirar a mofo e cheias de bolor, está na hora de pegar no seu kit de limpeza e dar conta do recado, utilizando um produto específico para eliminar bolor.

Atenção que se o problema for realmente muito grande, o melhor é chamar um especialista ou profissionais para resolver a questão.