5 dicas para por os seus filhos a ajudar em casa

Aqui em casa desde cedo que os meus filhos participam nas tarefas de casa. Vamos fazendo uma seleção de tarefas das mais simples, às mais “complexas” e distribuímos essas responsabilidades consoante a idade deles.

Não vou mentir, nem sempre é fácil, mas eu costumo dizer que é um investimento! Se estiverem desde pequenos habituados a fazer as suas coisas e a participar ativamente na vida da casa tudo será mais simples quando tiverem as suas casas e famílias. 

Para a ajudar nesta jornada reuni 6 dicas que, de acordo com a minha experiência, resultam neste assunto:

  1. Liderar pelo exemplo – aqui em casa somos adeptos de dar o exemplo para eles seguirem. Por exemplo, se não faz a cama todos os dias como pode pedir aos seus filhos para o fazer? Lembre-se que eles gostam de copiar o que nós adultos fazemos.
  2. Envolver as crianças  – peça a opinião seu filho, e envolva no processo de decisão ou de organização. Ficará surpreendida com o seu filho, ele  sabe o que quer. Em especial, no que diz respeito à organização do seu espaço. 
  3. Repetir, repetir, repetir – dizem que demoramos 21 dias para tornar um comportamento num hábito, por isso, insista com os seus filhos (mesmo que pareça chato/a).
  4. Organizar e planear – Crie uma lista de tarefas ou um quadro de rotinas e deixe-os num local visível para que os seus filhos possam consultar as suas tarefas.
  5. Recompensar e elogiar – defina uma recompensa para se tudo for cumprido. Pode optar por uma semanada, caso sejam mais velhos, ou uma ida ao cinema, para os mais novos. Adapte para algo que eles gostem e relembre-os que se cumprirem a parte deles irão ser recompensados.
  6. Tornar as atividades divertidas – sobretudo para os mais pequenos tudo pode parecer chato, mas se, por exemplo, quer que eles arrumem os brinquedos proponha uma corrida para ver quem irá conseguir acabar primeiro.

Acredito que quanto mais cedo começar esta rotina e introduzir os seus filhos nas tarefas de casa mais responsáveis e independentes eles vão ser no futuro.