Próximos Passos

E chegámos ao fim da nossa jornada de destralhe… Engraçado que quando começou, lá atrás a aula 1, parecia que nunca mais chegaria ao fim, certo? E aqui está! Com muitos objetos destralhados e bem mais leves do que há 40 aulas atrás!

Estou muito orgulhosa do que conseguiu atingir e espero que este desafio a tenha ajudado a mudar a forma como olha para as coisas que a rodeiam.

Quando comecei a desenhar este Curso tinha a certeza de uma coisa: não queria dar-lhe só uma lista de objetos para eliminar da sua casa. Queria mesmo que entendesse e aprendesse a razão pela qual é importante reduzirmos a “tralha”, e que aprendesse a eliminar os seus objetos de forma correta, fazendo as perguntas certas e desbloqueando todo o tipo de objeções que tivesse.

Mas principalmente, queria dar-lhe as ferramentas para poder continuar a sua jornada de destralhe e organização; e que entendesse que é importante manter este mindset de desapego e de fazer compras conscientes daqui para a frente de modo a evitar encher novamente a sua casa de “tralha” e de objetos desnecessários (e principalmente, para poder manter a organização da sua casa).

Quero. Peço-lhe, que tente não acumular mais coisas e, em vez disso, concentrar-se nas coisas que realmente importam.

Com isto quero dizer que a sua jornada não termina aqui. É verdade! Aliás, acabou de começar. Sim, porque destralhar é uma tarefa sem fim, que nunca deve ser esquecida. 



Como manter a casa organizada e destralhada?

Criar rotinas simples e práticas de organização é essencial para prolongar a ordem na sua casa. O que inicialmente vai sentir como “forçado” rapidamente pode tornar-se um hábito, e é isso o que procuramos. Que passe a fazer algumas coisas diariamente de forma tão natural, que sinta falta se não as fizer. Pequenas atitudes que a vão ajudar a manter a ordem na sua casa.

Para a ajudar, vou deixar-lhe algumas regras básicas que deve implementar para manter a ordem na sua casa daqui para à frente, uma espécie de regras de ouro da organização:

  1. Atribua um lugar a cada coisa em sua casa 
  2. Devolva as coisas ao seu lugar depois de as usar
  3. Destralhe continuamente
  4. Compre de forma consciente: preciso mesmo disto? 
  5. Crie pequenas rotinas e hábitos para a ajudar a manter a casa em ordem: faça a cama, arrume a roupa que usou, deixe a cozinha sempre arrumada no final do dia, etc.


Tenho a certeza de que hoje se sente diferente. Aliás, basta rever o exercício que fez no início do desafio e reler o que escreveu na altura, comparando com o que sente hoje. Tenho a certeza que se tivesse que fazer novamente esse exercício, hoje escreveria algo diferente. Pelo menos vê e sente melhorias e consegue sentir que muito foi feito nestes dias. Nem que seja, porque sente que fez mais do que se não se tivesse feito este Curso, certo?

Não me quero alongar muito mais. Simplesmente terminar dando-lhe os parabéns, porque o esforço foi seu. O que conseguiu foi resultado do seu trabalho; da sua dedicação e esforço. Eu só estava aqui para dar as dicas e estratégias. E quero também agradecer por se ter juntado a mim neste Curso e por confiar no meu trabalho. Foi um prazer estar consigo nesta jornada.

Deixo no final desta aula, uma nova Lista com +50 objetos para destralhar. Desta forma, fica com uma lista de 100 objetos que pode continuar a eliminar da sua casa.


#dicaarrumadinha

  • O ato de destralhar nunca acaba. No entanto, este fica mais fácil com o tempo e vai exigir menos tempo à medida que a sua casa fica só com o que necessita. 

TAREFAS DA AULA

  • Reveja o exercício de Estado Atual que fez no início. Analise o que mudou e partilhe comigo como se sente. Pode enviar-me um e-mail ou mensagem nas minhas redes sociais.
  • Preencha este Inquérito de Satisfação que não deve demorar mais de 5 minutos. O seu feedback é muito importante para eu perceber se a forma como estruturei o Curso funcionou, e vai ajudar-me a melhorar e adapta-lo para futuras edições.

FICHAS DE APOIO