Primeiros Passos

Hoje é o primeiro dia do nosso Desafio. A partir de hoje e até dia 8 de junho vamos estar juntas nesta jornada de destralhe. Queria aproveitar este primeiro dia para explicar algumas coisas e deixar já as primeiras tarefas.

Como já expliquei, estes primeiros dias vão ser não só de introdução ao tema, mas principalmente de preparação. Quando desenhei este Desafio não queria que fosse só focado em destralhar objetos; queria também dar-lhe as ferramentas necessárias para que depois de terminado o Desafio conseguisse continuar a fazê-lo sozinha. E isso para mim só é possível se entender alguns conceitos base, se fizer uma análise do seu estado atual, e se entender que destralhar é muito mais do que eliminar fisicamente um objeto.

Por isso, nestes primeiros dias vamos:

  • fazer um exercício de estado atual e definir objetivos
  • falar do conceito de destralhar, porque é importante e como fazer
  • aprender as perguntas a fazer no processo, as categorias de destralhe e que destino dar aos objetos destralhados
  • falar de bloqueios e como os ultrapassar
  • vamos ainda preparar o nosso Kit de Destralhe com tudo o que vamos precisar durante os Desafios


Tudo isto acompanhado de exercícios e checklists que lhe vou disponibilizar nesta Drive partilhada. Pode começar por imprimir a Checklist do Desafio que sugiro imprima e use para ir “riscando” os Desafio realizados.


Depois vamos começar a meter a mão na massa com pequenos destralhes diários; serão pequenas tarefas diárias para começar a ganhar motivação para passar a categorias mais difíceis. Tentei agrupar as categorias por divisão; vamos ter desafios na cozinha, quarto, escritório, casa de banho, sala…e algumas pessoais e gerais da casa. Deixei para o fim a categoria de “itens sentimentais” porque sei que é das mais difíceis, mas lá chegaremos. Caso salte um dia do Desafio, não há problema. Continue no seguinte! Cada desafio é feito isoladamente e não depende de uma ação anterior. No entanto,  os resultados só aparecem da aplicação prática do desafio.


Se por algum motivo um dos Desafios não se enquadrar na sua vida (por exemplo, não tem filhos, pelo que o Desafio dos brinquedos não faz sentido para si), então pode aproveitar esse dia para revisitar algum Desafio em atraso ou escolher um dos Desafios da Lista 50 Objetos para Destralhar na sua Casa.