Organizar o Home Office

Nunca antes o tema do escritório em casa ou home office foi tão falado como nos últimos anos. Com a pandemia muitas de nós passamos a trabalhar em casa e tentamos, dentro dos possíveis, criar o melhor espaço possível para o fazer. Se antes tinha um cantinho em casa que usava para tratar dos assuntos administrativos da mesma, como pagar contas ou pedir orçamentos, com a pandemia a utilização deste espaço tornou-se vital para o nosso bem-estar físico e emocional.

Se o primeiro passo é encontrar o sítio ideal, o certo é que na prática qualquer pessoa, independentemente de ter um T1 ou um T4 pode montar um escritório. Uma boa mesa, uma secretária e algum espaço de arrumação é suficiente. Por isso, um cantinho na sala ou mesmo num corredor ou vão de escada é suficiente. No entanto, ter espaço organizado é fundamental para poder efetivamente tirar partido dele. Nesta aula vou dar-lhe alguma dicas de como pode organizar o seu escritório ou home office de forma a ter melhores rotinas de trabalho e de gestão da casa.

Antes de começarmos gostaria só de referir 4 vantagens de ter este espaço organizado:

  • Não perde tempo à procura das coisas que precisa. Ter um home office organizado e um lugar definido para cada coisa é fundamental para mais facilmente encontrar o que procura, mas também para saber onde voltar a guardar quando termina. Seja ele o corretor ou o dossier com as despesas médicas da família.
  • Maior produtividade. Se perde menos tempo à procura de algo, seja o agrafador ou um papel, vai poder aproveitar melhor o seu tempo e ser mais produtiva. Por outro lado, ter um espaço organizado também contribui para que organize melhor as suas ideias, tenha mais foco no que está a fazer e promove uma estrutura na sua forma de trabalhar e como consequência, torna os seus dias mais produtivos.
  • Dá uma boa imagem da pessoa a quem pertence a secretária. No local de trabalho é mais evidente. Uma secretária desarrumada e cheia de papéis pode transparecer falta de controlo e desorganização. Em casa é a mesma coisa. Se está em tele-trabalho e tem muitas reuniões virtuais, ter a mesa desarrumada, com uma pilha de papéis ou mesmo o prato do almoço em cima da mesa, dá mau aspeto e projeta uma certa imagem de descuido de si para além de contribuir para a desorganização mental.
  • Sente-se bem. Um lugar arrumado e organizado vai dar a sensação de paz e harmonia. Por outro lado, vai motivar a que trabalhe mais e melhor. Faça questão de deixar sempre a sua secretária arrumada no final de cada dia, para que possa começar o dia seguinte da melhor forma.

Vamos organizar?