Organização Pessoal

Não é segredo para ninguém que eu sou uma pessoa bastante organizada. Gosto de criar listas e de ter sistemas de organização para tudo. No entanto, eu sei que começar a trabalhar a nossa própria organização pode ser um grande desafio, por vezes é complicado saber por onde começar e saber o que funciona para nós. Nesta aula quero falar de organização pessoal, dar-lhe dicas de como pode começar a organizar-se e algumas ferramentas que pode usar.


Para começar, aqui ficam as minhas 5 regras de ouro que pode usar para começar esta jornada e que são hábitos imperativos de pessoas organizadas:

  1. Faça listas de tudo o que precisa de fazer: Aponte tudo, mesmo o que acha que é impossível se esquecer. Divida as listas por temas, por projectos
  2. Defina uma rotina para o seu dia-a-dia: cada hora do seu dia/semana vai estar destinada a uma atividade. Vai rapidamente perceber que a sua semana vai passar de “preciso que o dia tenha mais 24h” para “tenho tempo livre para fazer algo extra”.
  3. Crie lugares para tudo e deixe sempre as coisas nesse lugar: se cada item da sua vida tiver um lugar e habituar-se a colocá-lo nesse sítio vai ser tudo muito mais simples. Um bom exemplo disso são as chaves de casa. Quantas vezes já ficou imenso tempo à procura delas? Pois é, se elas tiverem um lugar essas horas perdidas podem ser usadas para outra atividade mais útil.
  4. Planeie tudo: o dia seguinte, as ementas da semana, o cronograma de limpeza… tudo mesmo sem exceção! Verá que o que lhe disse na regra dois vai passar a ser a sua realidade.
  5. Não deixe para depois: a regra principal da vida de uma pessoa organizada é dizer não à procrastinação. Aposto que já ouviu imensas vezes o ditado “não deixe para amanhã, o que pode fazer hoje” esse terá de ser o seu lema a partir de hoje.

    Qual destas 5 regras ainda não implementa ou tem mais dificuldade?

O QUE É ORGANIZAÇÃO PESSOAL?

Ter organização pessoal é ter a capacidade de seguir um planeamento de ações e manter uma ordem, seja numa divisão específica ou num sistema que criou para se organizar. 

Este assunto da organização pessoal é algo que falo muito pelo blog, porque para mim, a vida corre melhor quando me organizo. Quando me organizo consigo otimizar melhor meu tempo e ter mais tempo para mim, para a minha casa, para a minha família e amigos, mas principalmente para fazer as coisas que gosto.