Organização Kids

Organizar um quarto de criança pode ser uma dor de cabeça para qualquer pai ou mãe. E manter arrumado é outra dor de cabeça. Muitas vezes o quarto é partilhado por duas ou mais crianças e é necessário criar espaços apropriados para que cada um se sinta bem nesse espaço. E para além disto, por norma, os quartos de crianças têm excesso de coisas, todas elas de tamanhos diferentes. Certo? Por esse motivo é que o desafio de organizar este espaço é ainda maior. 

Mas vamos começar pelo princípio. Uma das formas de criar e manter a ordem num quarto de criança é delimitar zonas especificas para diferentes atividades e depois utilizar algumas ferramentas de organização para manter a ordem. Por isso a primeira parte desta aula, antes de meter a mão na massa e organizar é criar estas 4 zonas.

Independentemente da idade da criança é possível criar 4 zonas: zona de dormir, de brincar, de vestir e para estudar. A única coisa que separa estas idades é a importância dada a cada uma das zonas. Enquanto para uma criança a zona de brincar tem uma importância maior, na adolescência o espaço de estudo é mais predominante. Não incluo aqui a zona de higiene, apesar de no caso dos bebés ela se incorporar na zona de vestir – pois por norma temos um troca-fraldas onde tudo isto é feito. Adapte consoante a idade, gostos e necessidades do seu filho.

Exemplos práticos:

  • Quarto de bebé: o foco está em criar uma zona de dormir com o berço, zona de alimentação com uma cadeira para amamentar e a zona de vestir e de higiene que se juntam num troca fraldas (pessoalmente gosto muito de usar uma boa cómoda para ter toda a roupa e acessórios à mão).
  • Criança com 3 anos: nesta idade já é preciso criar uma zona de brincar com muita organização para a criança facilmente voltar a guardar os brinquedos e uma zona de atividades para a criança fazer pintura e artes, brincar com plasticina, etc. 
  • Criança de 6 anos: com esta idade a criança apesar de ainda brincar, com a entrada para a primária é importante criar um cantinho de estudo para que faça os trabalhos de casa.
  • Adolescente: o foco nestes quartos está na zona de estudo, no entanto pode ainda existir uma zona de brincar, mas adaptada à idade, com uma zona para legos ou mesmo para a playstation ou hobbies. 

Nesta aula vai aprender finalmente a organizar o quarto do seu filho e muitas dicas para manter a ordem por mais tempo sem perder a cabeça todos os dias. O tempo que vai demorar a organizar vai depender do tamanho do espaço, da ajuda que tiver e a quantidade de objetos a destralhar e organizar. No mínimo um dia ou dois. 

Para dar uma inspiração extra criei um secção no meu Pinterest dedicada à Organização Kids. Passe por lá.