Manutenção de eletrodomésticos

No seguimento da aula anterior, nesta aula quero partilhar muitas dicas de como utilizar melhor e fazer a manutenção dos seus eletrodomésticos. Quero referir que apesar de eu partilhar estas  dicas, não dispensa a consulta dos manuais de utilização dos seus aparelhos, porque a pesar de na generalidade todos terem utilizações e manutenções semelhantes, cada equipamento pode ter especificidades próprias.

Lembre-se que a correta utilização e manutenção dos seus eletrodomésticos, sejam eles grandes ou pequenos, pode significar um melhor desempenho, assim como o prolongar da sua vida útil. E já que se investe um bom dinheiro neste tipo de produto para a casa, o melhor é mesmo estimar para que dure muitos e muitos anos. 

Máquina da Loiça
Retire o filtro e os chuveiros e lave tudo – comece por retirar o filtro da máquina e os chuveiros e lavar com água morna e uma escova. Nos chuveiros tenha o cuidado de verificar que nenhum buraco está entupido e de retirar algum resto de comida que possa estar preso. Depois de lavar volte a colocar no sítio. Limpe a borracha da porta e a porta – a borracha da porta é um local que, por norma, acumula restos de comida e pode cheirar mal. Passe um pano na borracha a toda a volta da máquina, mas em especial na que se encontra na parte inferior da porta – tendo o cuidado de limpar no interior da borracha. Limpe o interior da máquina – passe um pano húmido nas paredes e fundo da máquina para retirar algum excesso de sujidade. Faça um ciclo completo com a máquina vazia – para terminar, faça um ciclo completo de lavagem com a máquina vazia.Produtos de marca – pode usar um produto específico para limpeza da máquina. Existem vários no mercado de marcas conhecidas e muitos supermercados já têm um produto de marca própria a preços bastante acessíveis. Basta seguir as instruções de cada produto e concluir assim a limpeza da sua máquina da loiça, mas por norma, é um programa completo superior a 60graus.Faça uma segunda lavagem no filtro – depois do programa terminar, verifique que a embalagem de detergente está vazia e volte a retirar o filtro e limpar. É natural que o filtro volte a ficar sujo depois desta lavagem mais intensa. Desta forma garante que a sua máquina fica completamente limpa e pronta para mais um mês de lavagens!
Máquina da Roupa
Limpe a gaveta de detergente e amaciador – retire o compartimento onde coloca o detergente e amaciador e lave com água morna e uma escova. Para terminar, use um pano húmido e um escovilhão para limpar o interior da ranhura onde a gaveta é colocada.Limpe a bomba de escoamento – outro passo importante é limpar o filtro da bomba de escoamento (normalmente está localizado na parte de frente da máquina, em baixo do lado direito). Primeiro deixe escoar a água da conduta e depois retiro o filtro. Limpe o cotão e todos os objetos estranhos das cavidades. Limpe bem o filtro com água da torneira e volto a colocar.Limpe o vedante da porta e a porta – apesar de verificar sempre que não fique nada a borracha, é importante fazer uma limpeza mais a fundo. Passe um pano na borracha e no interior do tambor, e também limpe a porta com detergente suave e água morna.Faça um ciclo completo com a máquina vazia – por último, faça um ciclo completo de lavagem com a máquina vazia. Use um produto específico. Existem vários no mercado de marcas conhecidas. Basta seguir as instruções de cada produto e concluir assim a limpeza da sua máquina da roupa.Para além disto, 1 a 2 vezes por ano, afaste a máquina para limpar por cima, atrás e verificar o estado das saídas e tubagens. Limpe com detergente suave e água morna as superfícies e depois seque-as totalmente.
Aspirador
Existem diversos formatos e tipos de aspirador. Pode escolher entre outros, aspiradores com saco, sem saco, verticais, mini-aspiradores e mais recentemente por aspiradores robots. Por isso, dependendo do tipo de aspirador, deverá ter alguns cuidados de manutenção.Como por exemplo:Nos aspiradores com saco deve trocar regularmente o saco para evitar que fique demasiado cheio, o que para além de diminuir a capacidade de aspiração, pode provocar danos irreversíveis no motor. Nos aspiradores que utilizam o depósito para reter a sujidade deve o limpar regularmente evitando a sua obstrução.Deve em todos os aspiradores limpar regularmente os filtros e proceder à sua substituição sempre que necessário ou conforme o tempo de utilização definido pelo fabricante.No caso específico de aspiradores verticais e robots alertamos, para além das dicas já referenciadas, que deve verificar constantemente a escova, procedendo a uma limpeza cuidada, seguindo sempre as indicações do fabricante.Procure nunca utilizar sacos, filtros ou outro tipo de acessórios que não sejam adequados ao seu aspirador.
Frigorífico
Faça uma limpeza semanal (aproveitando por exemplo a ida às compras) e uma mais a fundo uma vez por mês. Existem produtos próprios para a limpeza de frigoríficos.Evite estar constantemente a abrir as portas do seu frigorífico, pois cada vez que abre as portas entra calor e o frigorifico tem de trabalhar mais para compensar a diferença de temperatura.Não encha o frigorífico em demasia e mantenha-o organizado para que o ar circule melhor, desta forma também garante que o equipamento mantem a temperatura uniforme no seu interior.Defina a temperatura de acordo com as indicações do fabricante da marca.Verifique regularmente os vedantes das portas, mantenha-os limpos, em bom estado de conservação e substitua-os sempre que necessário.Coloque um absorve-odores para eliminar os mais odores que possam surgir.
Congelador
Faça regularmente uma descongelação e limpeza para evitar a acumulação de gelo, que origina gastos adicionais de energia.Certifique-se de que o congelador não está perto de uma fonte de calor, já que assim irá obrigá-lo a um esforço adicional para conseguir congelar os alimentos, o que irá provocar um maior consumo de energia.Tal como no frigorífico, abra as portas o menor número de vezes possível e durante o menor tempo possível, para garantir que não entra calor e que não se geram ineficiências energéticas.

TAREFAS DESTA AULA

  • Programe também as manutenções dos seus eletrodomésticos no seu Cronograma de Limpeza.
  • Não se esqueça de ler cuidadosamente os manuais dos seus eletrodomésticos para ter a certeza que os usa da forma correta.