Itens Sentimentais

Destralhar itens sentimentais pode ser uma das tarefas mais difíceis no processo de organização e destralhe. São objetos que guardamos por terem um significado especial, uma lembrança de alguém ou de algum momento importante das nossas vidas. No entanto, esses objetos muitas vezes ocupam espaço sem que tenhamos um uso prático para eles.

Para destralhar este tipo de objeto é importante que entenda que as memórias e os sentimentos que eles representam não desaparecem quando o objeto é descartado. Essas lembranças estarão sempre consigo, independente de ter ou não o objeto físico. É importante também lembrar que não é obrigada a guardar tudo para sempre, e que é saudável desfazer-se de algumas coisas de vez em quando. 


Destralhar itens sentimentais pode ser um processo desafiador, mas quero que o veja como uma oportunidade para refletir sobre o que é realmente importante na sua vida. Ao destralhar objetos que não têm mais um propósito prático, vai libertar espaço físico e mental para as coisas que realmente importam, como experiências, relacionamentos e momentos de felicidade.

Passo-a-passo para destralhar itens sentimentais

Para esta altura acho que já aprendeu o passo-a-passo para qualquer destralhe: juntar, categorizar e fazer uma triagem, escolhendo uma das categorias que lhe quer dar.

Para destralhar itens sentimentais, comece separando-os em categorias, como fotos, roupa, cartas, objetos de decoração, entre outros. 

Depois, faça uma triagem cuidadosa de cada item, perguntando-se se ele é realmente importante para si e se lhe traz algum benefício prático mantê-lo. Se a resposta for não, agradeça pelo significado que teve na sua vida e considere doar ou descartar.

Muitas vezes o objeto pode ter um significado especial para outra pessoa da família ou amigo, pelo que pode considerar doá-lo a essa pessoa. Existem outros itens que podem ser doados a museus ou coleções, pelo que caso tenha um item mais valioso poderá sempre escolher esta opção.

Para os itens que escolheu ficar, pode criar uma caixa de memórias ou recordações, ou mesmo emoldurar e deixar exposto em casa. Existem várias formas de expor os nossos itens sentimentais, enquadrando-os na decoração da casa. Eu, por exemplo, tenho vários: um deles é a máquina de escrever do meu bisavó; tirei da arrecadação e agora está exposta na sala como uma peça de decoração.


#dicaarrumadinha

  • Uma estratégia útil é tirar fotos dos objetos que vai destralhar. Assim, poderá guardar uma imagem daquele objeto e a sua memória, sem precisar de ocupar espaço físico com ele. Muito útil por exemplo para os desenhos da escola dos nossos filhos.
  • Também, no caso das fotos, poderá passar os negativos para digital; e dessa forma, guardar as fotos no computador e descartar as fotos originais.

TAREFAS DA AULA


FICHAS DE APOIO