Como envolver as crianças nas tarefas da casa

Tal como os adultos, as crianças têm a sua própria escala de prioridades, o que , por vezes, as as leva a não quererem fazer determinadas coisas. É portanto, fundamental conectarmo-nos com elas e compreendê-las. Livro “Como ensinar as crianças a arrumar” de Patrícia Ferrandez 

Criar filhos responsáveis é cada vez mais um desafio de qualquer pai e mãe, e é em casa onde devemos começar. Envolver os seus filhos nas tarefas da casa, estabelecer regras, não fazer as tarefas por eles e ensinar-lhes a cuidar do que é deles. Todos nós tentamos o nosso melhor. 

Mas não é tarefa fácil. Haverá sempre dias piores, birras, mas no fim, o importante é que eles percebam agora e mais tarde – quando forem adultos, quando entrarem no mercado de trabalho, quando tiverem a sua própria família – a importância de terem valores fortes que os orientem na vida e os ajudem a serem felizes. Gosto de pensar que estou a contribuir para tornar os meus filhos em melhores pessoas. 

Este tema é sempre um pouco controverso porque, como é óbvio, cada pessoa tem formas de gerir este tema de forma diferente de acordo com as suas crenças, principalmente quando envolve crianças. De qualquer forma, nesta aula queria partilhar algumas ferramentas que usamos aqui em casa para envolver as crianças, assim como muitas dicas de como o fazer.