Como definir o Estado Atual da sua vida

Reflita sobre o que quer para sua casa e comece hoje mesmo a andar em direção dos seus sonhos.


Como em qualquer processo de mudança, seja ela interior ou exterior, é preciso começar sempre por fazer um exercício de desenhar o estado atual. Isto pode aplicar-se ás mais diversas áreas da sua vida.

Neste caso, como estamos a fazer um exercício sobre a sua casa e as rotinas que nelas existem, é isso mesmo que vamos fazer: definir qual é o ponto de situação atual da sua casa e do seu nível de satisfação para com ela, identificar alguma área mais problemática ou as áreas que mais gosta e a deixam mais feliz.

É engraçado porque em geral as pessoas sabem o que não querem ou o que não gostam da sua casa, mas têm dificuldade em dizer o querem efetivamente ter no seu lugar. Reclamar é por norma sempre mais fácil do que atuar e mudar as coisas. 

Por isso aqui fica o meu convite de que comece por pensar na relação que tem com a sua casa, o estado da mesma, o que a frustra e o que quer mudar.

O exercício que proponho é fazer uma Roda do Estado Atual. Este exercício permite ter uma visão transversal de cada área da sua casa e ajuda a identificar o nível de satisfação com cada uma delas e os motivos. Dessa forma vai ser mais claro para si traçar um caminho para um estado desejado o idealizado para a sua casa. 

Para facilitar, dividi o exercício em duas partes. Uma parte dedicada às várias divisões da casa e outro dedicado mais às rotinas gerais da casa:

  • DIVISÕES DA CASA – nesta parte o foco está na divisão da casa e o exercício consiste em listar todas as divisões da casa e definir o seu nível de satisfação em relação à divisão em si. Aqui o foco está na disposição da divisão, da decoração, na organização, na sua funcionalidade, na sua utilização atual, etc. 
  • ROTINAS DA CASA – nesta parte o foco está nas diversas tarefas e rotinas da casa. Aqui a ideia é definir o seu nível de satisfação em relação às rotinas de limpeza, de refeições, divisão de tarefas, etc. 

Na próxima aula, uma vez identificado que causa menos satisfação em sua casa, vai criar um plano de ação. Os restantes módulos do Curso vão-lhe dar as ferramentas para mudar o estado atual da sua casa para o estado desejado.

Vamos a isso?!